LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 16 e iPhone 16 Plus chegam com chip mais potente e Apple Intelligence

09 de setembro de 2024 72

A Apple anunciou na tarde desta segunda-feira (9) seus novos iPhone 16 e iPhone 16 Plus, celulares flagships para quem quer o que há de mais moderno da marca, mas não precisa ou não quer pagar tanto pelas funções presentes na linha Pro.

Os modelos oferecem mudanças pontuais em relação aos seus antecessores, focando em corrigir alguns pontos como o suporte ao Apple Intelligence — ausente no iPhone 15 e iPhone 15 Plus — e o uso de um chip de geração anterior, enquanto oferece visual atualizado com novo módulo de câmeras e botão de captura para uso mais intuitivo na hora de tirar fotos e gravar vídeos. Tivemos também, obviamente, muito foco em IA com o Apple Intelligence.

"O iPhone 16 e o iPhone 16 Plus marcam o início de uma nova era para o iPhone, com o Apple Intelligence oferecendo experiências poderosas, pessoais e privadas aos nossos usuários. Com novas maneiras de descobrir o mundo ao seu redor e capturar memórias usando o Camera Control; uma câmera Fusion de 48MP que oferece duas câmeras de qualidade óptica em uma; um grande aumento na duração da bateria; e desempenho poderoso e eficiente graças ao chip A18, este é o momento perfeito para os clientes atualizarem ou mudarem para o iPhone." — Kaiann Drance, vice-presidente de marketing mundial de produtos para iPhone da Apple

Design e construção

Os novos iPhone 16 e iPhone 16 Plus seguem construídos em alumínio, deixando o corpo em titânio para as versões Pro e Pro Max. Isso não é exatamente algo negativo quando lembramos dos relatos de problemas envolvendo iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, com manchas na pintura após poucos meses de uso, além da aparente fragilidade que os modelos de 2023 mostraram em testes de queda.

Como maior mudança visual temos o fim do "cooktop" para câmeras traseiras, usado desde o iPhone 11. Os novos modelos trazem módulo em formato de pílula que abraça apenas os dois sensores, novamente alinhados na vertical, enquanto o flash de LED fica mais ao lado. Temos acabamento em vidro na parte traseira e laterais retas, com botões de volume e botão de ação na lateral esquerda, enquanto ao lado direito temos o botão de energia e o novo botão de captura.

Grande novidade da geração de 2024, o botão de captura pode ser usado inclusive com gestos, sendo uma tecla capacitiva que assume várias funções, como controle de zoom e foco, por exemplo.

A parte frontal não mudou, com bordas finas ao redor da tela e câmera frontal dentro da Ilha Dinâmica, que segue ocupando uma parte considerável para alocar sensores do Face ID e a própria câmera de selfies. O conector para transferência de dados é USB-C, assim como na geração anterior, ficando localizado na lateral inferior junto às grades para saída de som e microfone.

Tela e som

Assim como visualmente não tivemos nenhuma alteração notável na parte frontal, a própria tela dos aparelhos também não mudou. Seguimos com um painel Super Retina XDR OLED de 6,1 polegadas para o iPhone 16 e 6,7 polegadas para o iPhone 16 Plus, com resolução Quad HD em proporção 19,5:9, taxa de atualização de 60 Hz e brilho máximo de 2000 nits, além da compatibilidade com HDR10 e Dolby Vision.

O painel é protegido por uma nova geração do vidro Ceramic Shield, que promete ser 50% mais resistente que a geração passada, e até 2x mais resistente que o vidro usado em outros smartphones.

O sistema de som também segue a mesma linha, com áudio estéreo usando a saída inferior em conjunto com a superior de chamadas, o que em nossos testes com a geração passada foi capaz de entregar ótima experiência ao assistir vídeos e jogar.

Hardware e software

Se não tivemos grandes mudanças visuais, ao menos a Apple corrigiu o curso de um dos pontos mais criticados nas últimas gerações do iPhone: o uso de chip de geração anterior na linha "não Pro". Os novos iPhone 16 e iPhone 16 Plus chegam com o novo chip A18, versão que traz muitos pontos em comum com o A18 Pro usado no iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max, incluindo o foco em processamento de IA com a nova NPU de 16 núcleos.

O chip traz CPU até 30% mais potente que o A16 Bionic presente na geração passada, com seis núcleos de processamento. A GPU tem cinco núcleos, e promete ser 40% mais potente e 35% mais eficiente que o modelo de 2023. Isso garantiria acesso a jogos ainda mais robustos com taxa de quadros fluida e estável, inclusive com ray tracing, por períodos maiores de jogatina.

Como esperado, o chip tem grande foco no uso do Apple Intelligence, permitindo que mesmo os modelos mais simples da nova geração possam aproveitar a suíte de funções de IA da Apple, com direito a IA generativa para imagens, otimizações nas câmeras e muito mais. A Apple não divulgou a quantidade de RAM presente nos aparelhos, mas é esperado que eles tragam os mesmos 8 GB de RAM das versões mais caras, apoiados ainda em 128, 256 ou 512 GB de armazenamento interno.

Na parte de software, temos a chegada do novo iOS 18, que vem sendo chamado de "o iOS mais Android de todos". Dentre as novidades mais marcantes estão a possibilidade de posicionar os ícones em qualquer lugar da tela inicial, criação de imagens e emojis com IA, widgets mais dinâmicos e maior foco na integração com outros produtos do ecossistema Apple, especialmente com os relógios e fones da marca.

A Apple também incluiu uma espécie de "circule para pesquisar" próprio, que usa o novo botão de controle de câmera para realizar rápidas buscas. Basta manter o botão pressionado para abrir a tela de busca por imagens, tirar a foto, e pronto. A função chega "em breve" aos aparelhos.

As funções do Apple Intelligence começam a ser liberadas no próximo mês de outubro em países selecionados que falam o idioma inglês, incluindo Estados Unidos, Austrália e Reino Unido. Mais países devem receber a novidade em 2025, mas sem uma data oficial para isso.

Câmeras

Depois da chegada da câmera principal de 48 MP no iPhone 15, não tivemos nenhuma grande mudança no iPhone 16. Ainda são usados dois sensores de 48 + 12 MP na parte traseira para principal e ultrawide, com a câmera frontal sendo de 12 MP. Apesar da resolução ser mantida, agora a câmera ultrawide tem modo macro e sensor atualizado com autofoco, apresentando pixels capazes de captar até 2,6x mais luz do ambiente.

Otimizações de software e do novo chip A18 prometem um avanço considerável na qualidade das imagens, especialmente no modo de uso com zoom digital de 2x, que tiraria proveito de novos algoritmos para entregar "qualidade de zoom óptico".

Com uso de modo macro e o modo "2x óptico", a Apple promete qualidade equivalente a quatro câmeras em duas, com direito a gravação de conteúdo em visão espacial graças ao novo arranjo de câmeras alinhado na vertical.


O botão de controle da câmera com suporte a gestos permite alterar características das fotos como abertura e foco, além de ajustar o zoom, tudo com toques e gestos simples.

Como não poderia deixar de ser, temos muito uso de IA para aprimoramentos no modo noturno, modo retrato, modo cinema e todos os demais modos que usam processamento de imagens para entregar uma experiência mais cinematográfica. Também está presente a função de remover objetos indesejados das fotos, incluindo reflexos e sombras.

Bateria

A Apple não divulga a capacidade da bateria de seus celulares, mas afirma que teremos uma bateria maior que a geração anterior, o que vai ao encontro de rumores anteriores. Caso tudo se confirme, teremos capacidade de 3.561 mAh no iPhone 16 e 4.006 mAh no iPhone 16 Plus, o que representa um aumento no caso do modelo menor e uma queda na capacidade da versão maior, que seria compensada pelo hardware mais eficiente para entregar autonomia similar.

A recarga permanece com capacidade de até 27 W por fio e 25 W sem fio, seja por meio do MagSafe ou outros carregadores wireless compatíveis com o padrão Qi2.

Especificações técnicas

Apple iPhone 16

  • Tela Super Retina XDR OLED de 6,1 polegadas com resolução de 2556 x 1179 pixels, taxa de atualização de 60 Hz, pico de brilho de 2.000 nits e proteção Ceramic Shield de segunda geração
  • Plataforma Apple A18
  • 128, 256 ou 512 GB de armazenamento
  • Câmera traseira dupla:
    • Câmera principal de 48 MP com abertura f/1.6 e OIS
    • Câmera ultrawide de 12 MP com abertura f/2.2 e autofoco para modo macro
  • Câmera frontal de 12 MP com abertura f/1.9
  • Certificação IP68 contra água e poeira
  • 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth, GPS, NFC
  • Face ID, botão para controle de câmera, botão de ação
  • Bateria com recarga de até 25W por MagSafe, até 50% de carga com 30 minutos na tomada
  • Cores: Preto, branco, rosa, verde-acinzentado, ultramarino
  • Dimensões: 147,6 x 71,6 x 7,8 mm
  • Peso: 170 gramas
  • Sistema operacional iOS 18

Apple iPhone 16 Plus

  • Tela Super Retina XDR OLED de 6,7 polegadas com resolução de 2796 x 1290 pixels, taxa de atualização de 60 Hz, pico de brilho de 2.000 nits e proteção Ceramic Shield de segunda geração
  • Plataforma Apple A18
  • 128, 256 ou 512 GB de armazenamento
  • Câmera traseira dupla:
    • Câmera principal de 48 MP com abertura f/1.6 e OIS
    • Câmera ultrawide de 12 MP com abertura f/2.2 e autofoco para modo macro
  • Câmera frontal de 12 MP com abertura f/1.9
  • Certificação IP68 contra água e poeira
  • 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth, GPS, NFC
  • Face ID, botão para controle de câmera, botão de ação
  • Bateria com recarga de até 25W por MagSafe, até 50% de carga com 30 minutos na tomada
  • Preto, branco, rosa, verde-acinzentado, ultramarino
  • Dimensões: 160,9 x 77,8 x 7,8 mm
  • Peso: 199 gramas
  • Sistema operacional iOS 18
Preço e disponibilidade

Os novos iPhone 16 e iPhone 16 Plus começam a ser vendidos na próxima semana em mercados selecionados. Eles já possuem preços para o Brasil, mas ainda sem data para início das vendas em nosso país, com preços que partem de US$ 799 para o modelo menor e US$ 899 para o maior. Confira os preços em reais abaixo:

  • iPhone 16
    • 128 GB: R$ 7.799
    • 256 GB: R$ 8.599
    • 512 GB: R$ 10.099
  • iPhone 16 Plus
    • 128 GB: R$ 9.499
    • 256 GB: R$ 10.299
    • 512 GB: R$ 11.799
O Apple iPhone 16 Plus está disponível na Amazon por R$ 6.697. O custo-benefício é médio mas esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. Para ver as outras 96 ofertas clique aqui.
(atualizado em 25 de abril de 2025, às 17:10)

72

Comentários

iPhone 16 e iPhone 16 Plus chegam com chip mais potente e Apple Intelligence

Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços

Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo