Software 22 Nov
A Siri está perto de receber uma versão “mais conversacional”. A Apple deverá aplicar o aprimoramento à sua assistente virtual a partir do iOS 19. Ao menos, é o que informa o especialista Mark Gurman, em sua newsletter Power On deste domingo (24), na Bloomberg.
Segundo explicou Gurman, a Siri passará a funcionar de maneira similar ao ChatGPT, da OpenAI. Assim, ela poderá lidar com pedidos mais avançados dos usuários, ao ser alimentada pelos chamados grandes modelos de linguagem (LLM).
Enquanto no iOS 18.2, houve a integração do ChatGPT à Siri, em breve também deverá chegar o suporte ao Gemini. Contudo, após a chegada da nova assistente proprietária da Apple, não será mais necessário explorar os serviços de terceiros para esse tipo de função.
A expectativa atual é que o aprimoramento da IA da gigante de Cupertino seja apresentado durante a WWDC 2025, evento de desenvolvedores que deverá introduzir o iOS 19. Ele está previsto para ocorrer em junho do próximo ano.
No entanto, a aplicação de forma mais completa da Siri “à la” ChatGPT, bem como de outros recursos antes programados para a versão 19 do sistema operacional dos iPhones, ficará somente para o iOS 19.4, esperado somente para o segundo trimestre de 2026.
Em outras palavras, os usuários dos smartphones da “Maçã” ainda deverão esperar um tempo para poder aproveitar a Siri com conversação mais natural de maneira nativa.
O que você espera da Siri como IA generativa? Diga para a gente.
Comentários