
Música 24 Jun
25 de junho de 2025 42
Atualização (25/06/25) - JB
Após vazamentos indicarem que a Apple pode inserir todos os sensores do Face ID sob a tela da linha iPhone 18 Pro, o desenvolvedor Filip Vabroušek criou renderizações com base nesse rumor.
Não apenas isso, ele também trouxe uma versão alternativa para mostrar uma possível redução na pílula da ilha dinâmica, algo que tem sido especulado por Mark Gurman e Ross Young.
Veja abaixo que, caso a Apple consiga alocar todos os sensores sob a tela, o furo da câmera ficará no canto superior esquerdo.
Nesse cenário, a empresa só conseguirá um iPhone com display 100% limpo em 2027 no iPhone 20.
Contudo, caso a Apple aposte numa ilha dinâmica reduzida, metade dela será dedicada a câmera de selfies, uma vez que a tendência é que os demais sensores sejam alocados sob o display.
Inclusive, o analista Young é o único que acredita que a Apple só conseguirá inserir a câmera sob a tela do iPhone em 2030.
De toda forma, todos os vazadores e informantes concordam que em 2026 a Apple fará alguma mudança estética na tela do iPhone.
Isso porque a empresa tem trabalhado para entregar uma nova linguagem de design traseiro neste ano.
Atualização (19/06/25) - JB
A linha iPhone 17 será a última a ter a conhecida "ilha dinâmica" com recorte em formato de pílula na tela. Pelo menos é isso o que indicam diversos vazadores que possuem acesso aos planos da Apple.
Em postagem compartilhada nesta quinta-feira, o Digital Chat Station falou sobre o assunto e ressaltou que os novos iPhone 18 Pro e 18 Pro Max devem adotar um furo para a câmera de selfies.
Isso porque os sensores do Face ID, que são responsáveis pelo reconhecimento facial, serão alocados sob a tela dos smartphones.
Essa mudança de design deve fazer com que os iPhones ganhem uma proporção ainda maior, alcançando o visual sem qualquer furo no iPhone 20.
Outro detalhe confirmado pelo vazador é o tamanho dos displays de cada iPhone:
Como esperado, esses painéis devem ter tecnologia Pro Motion para taxa de atualização que varia entre 1 Hz e 120 Hz, resolução de 1.5K, além de chipset Apple A20 de 2 nanômetros.
Por enquanto, a Apple não comenta o assunto.
Atualização (14/05/25) - JB
Após fontes revelarem que a Apple pode inserir todos os sensores do Face ID sob a tela da linha iPhone 18 Pro, o analista Ross Young conseguiu mais detalhes sobre o assunto.
Conversando com pessoas que trabalham na cadeia de produção da Apple, Young confirmou que a empresa norte-americana pode mesmo estar se preparando para a implementação dessa novidade em 2026.
Em sua rede social, o analista disse:
Na SID Business Conference de hoje, o CEO da OTI Lumionics, Michael Helander, confirmou que espera que os telefones com Face ID sob o painel OLED usando seus materiais estejam disponíveis para venda em 2026. Isso sugere que os modelos do iPhone 18 Pro terão Face ID sob o painel.
No começo do mês, o pessoal do The Information já tinha confirmado que a tecnologia de reconhecimento facial sob a tela está em desenvolvimento e sendo preparada para produção em massa.
Contudo, o que ainda não está confirmado é a presença de câmera sob a tela.
Caso a Apple não consiga desenvolver algo a tempo, muito provavelmente a linha iPhone 18 Pro terá um pequeno furo no canto superior esquerdo para abrigar a lente de selfies.
Ainda assim, cabe destacar que a Apple não se pronunciou sobre o assunto, fazendo com que tudo permaneça no campo dos rumores.
Texto original (05/05/25)
Além de mudar o cronograma de lançamentos, a Apple pode finalmente lançar a linha iPhone com tela totalmente imersiva e sem qualquer tipo de entalhe.
Isso porque o The Information confirmou, com mais de uma fonte, que a empresa pretende lançar os iPhone 18 Pro e 18 Pro Max com câmera e sensores do Face ID sob a tela.
Ou seja, algo que garante que o painel dos celulares será totalmente plano e limpo, abandonando de vez a atual abordagem de ilha dinâmica em 2026.
Ainda assim, caso a empresa não consiga bons resultados com a câmera sob a tela, fontes dizem que ela pode adotar o uso de um furo, mas em um local inusitado.
Confira no conceito abaixo:
Por outro lado, alguns analistas acreditam que a empresa de Cupertino prefere levar tudo para debaixo do display, mesmo que as fotos apresentem resultados inferiores em uma primeira geração da tecnologia.
Assim, a companhia evita qualquer tipo de comparação com smartphones Android, uma vez que o furo centralizado já se tornou uma "marca" de celulares Samsung, Xiaomi, OPPO, realme e de outras fabricantes chinesas.
Por enquanto, a Apple não comentou o assunto e tampouco se manifesta sobre esse tipo de especulação. Logo, tudo deve ser considerado como sendo apenas mais um rumor do mercado.
De toda forma, a cadeia de produção da Apple segue testando a solução de sensores sob o display, enquanto a empresa tem procurado maneiras de evitar as conhecidas tarifas de Donald Trump.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários