
Economia e mercado 29 Abr
Uma nova patente registrada pela Apple indica que a próxima geração da Apple Pencil poderá funcionar em uma gama muito maior de superfícies, sendo inclusive compatível com outros dispositivos da marca que não somente o iPad.
Segundo um novo registro submetido pela empresa ao Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos, intitulado de “Dispositivo de entrada com sensores ópticos”, uma geração futura da stylus da Maçã poderia não depender de uma tela capacitiva sensível ao toque para funcionar.
O funcionamento da Pencil seria totalmente dependente de sensores embutidos nela mesmo para capturar os movimentos do usuário e traduzir para o ambiente digital.
A patente descreve uma caneta equipada com sensores avançados de rastreamento óptico capazes de detectar não somente o movimento do periférico, como também o grau de inclinação, a rotação e a posição geral no espaço tridimensional.
Ainda de acordo com o documento, a chave para tornar tudo isso possível estaria em uma nova ponta, feita de um material parcial ou totalmente transparente – como uma tampa de vidro.
A escolha pelo novo material permitiria a luz passar pela ponta até a superfície alvo, refletindo de volta para o sensor interno. A Pencil então seria capaz de determinar as características do movimento, incluindo direção, velocidade, ângulo de inclinação e orientação rotacional somente baseado nos dados da luz captados pelo sensor.
Com isso, a stylus seria capaz de funcionar sem a necessidade de um contato direto com uma tela sensível ao toque. A patente ainda descreve uma implementação alternativa usando um mecanismo de trackball.
Mas o documento também indica que a Apple pode ter planos maiores para a sua stylus. Além de funcionar como um periférico para desenhar, escrever e captar gestos de forma geral, a Apple Pencil poderia se tornar uma espécie de controlador espacial para ações do sistema, como mexer o cursor, navegar por arquivos, controlar o áudio ou iniciar chamadas telefônicas.
Inclusive, a patente faz alusão ao uso da Pencil junto a uma variedade de produtos da empresa que vai muito além do iPad, incluindo MacBook Pro, iPhone e até mesmo Apple Watch.
Talvez a companhia de Cupertino esteja mirando em algo semelhante ao que vimos na WWDC 2025, onde demonstrou o uso de uma nova stylus da Logitech em conjunto com o Apple Vision Pro.
A chamada Logitech Muse é capaz de registrar movimentos do usuário sem a necessidade de contato com uma superfície física, confiando no rastreamento espacial para permitir que os usuários possam desenhar no ar com precisão.
Mas é preciso ter um pé atrás. Apesar de todas essas informações poderem, sim, indicar o futuro que a Apple vislumbra para a Apple Pencil, é válido destacar que a apresentação da nova patente não necessariamente representa o caminho que a empresa tomará.
Esses documentos não são uma evidência de planos imediatos, mas podem servir como uma amostra de áreas ativas de pesquisa da companhia, assim como o que ela considera desenvolver no futuro.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários