
10 Junho 2015
28 de novembro de 2014 0
Este ano marcou o início da disputa entre a Apple e a Google sobre mais um segmento da tecnologia. Trata-se de sistemas integrados em automóveis, trazendo a facilidade dos dispositivos móveis para os carros e livrando os motoristas da necessidade de olhar para telas para executar funções. A gigante de Cupertino apresentou a novidade em seu evento para desenvolvedores, WWDC, realizado na primeira semana de junho.
Chamado de CarPlay por sua criadora, o serviço será instalado de fábrica em veículos com displays anexados ao painel, ou seja, não será um acessório à parte. Porém, o programador profissional Adam Bell, responsável por idealizar e produzir uma vasta lista de aplicativos para iOS, realizou a proeza de portar o ambiente virtual para o iPhone e iPad, removendo a necessidade de adquirir um carango mais caro para experimentar as funções da novidade da Maçã.
A plataforma da Apple para veículos foi modificada para trabalhar de um modo similar a um tema no sistema operacional dos iGadgets, mas ainda está em fase beta e, como o próprio Bell mencionou, um pouco "bugado". A modificação é reproduzida sob o aplicativo de Mapas da própria empresa, oferecendo os atalhos e facilidades de interação sem a necessidade da visão do motorista. Apesar de ainda ser um projeto em seus primórdios, o código fonte é público e quem quiser ajudar no desenvolvimento é bem-vindo. O programador prometeu compartilhar mais informações sobre a portabilidade do CarPlay em breve. O serviço da gigante de Cupertino deve ser iniciado em meados de 2015 pelas fabricantes automobilísticas que chegaram em um acordo com a Maçã. Não há previsão de chegada ao Brasil, infelizmente.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários