
25 Março 2015
Sendo dispositivos tão similares em hardware, fica a dúvida se existem diferenças significativas entre as câmeras do iPhone 6 e iPhone 6 Plus. Para verificar se uma é melhor que a outra, realizamos um novo teste fotográfico comparando os topos de linha da Apple.
Como verão a seguir, assim como aconteceu no comparativo do iPhone 5S vs iPhone 6, as diferenças não são tão grandes, mas muitas vezes perceptíveis. Confira as fotos e nossas breves análises abaixo e tire suas conclusões.
Não é possível perceber grandes diferenças entre as fotos tiradas neste cenário. Podemos dizer que, mesmo que apenas ligeiramente, o iPhone 6 conseguiu um foco mais amplo, com cores de tom denso e neutro. Já o iPhone 6 Plus aplica mais contraste, tornando a imagem um pouco mais viva. Ambos dispositivos atingiram ótimo balanço de luz neste ambiente aberto, captando bem a luz natural sem causar qualquer estouro
Este cenário é interessante pois revela como as câmeras reagem aos pontos específicos de exposição à luz em um ambiente cheio de sombras. Felizmente, ambas se sairam muito bem, sem gerar estouros e balanceando bem a luz. Uma das poucas diferenças é que o o iPhone 6 conseguiu deixar a captura mais natural ao escurecer as sombras. Ao não fazer isso, a foto tirada pelo iPhone 6 Plus ficou um pouco apagada, sem tanto destaque na sombra, mas ainda assim com um belo balanço de cor.
Mais uma vez o balanço de luz foi melhor executado no iPhone 6, dessa vez mais visivelmente. A imagem capturada está claramente mais natural, com a luz artificial do ambiente não afetando muito. Conseguiu lidar bem tanto com a luz solar quanto a interna. Apesar de mostrar melhor os detalhes nos locais mais escuros, vemos que é bastante artificial ao espalhar a claridade pela foto toda, a deturpando significativamente. Também não conseguiu lidar bem com a iluminação interna, acabando por deixar a imagem toda com um tom amarelado.
De forma positiva, ocorre uma feliz inversão de valores nas selfies do charmoso André. Em alguns dos cenários, o iPhone 6 causou alguns problemas ao deixar as cores com contraste acima do ideal. Aqui, isso funcionou muito bem, tornando a selfie mais viva. A iluminação nada estratégica resultou em perda de qualidade em ambas fotos, e por isso o aspecto natural do iPhone 6 Plus acabou sendo um tiro pela culatra, deixando a foto toda sem vida, muito neutra. Apesar disso, a qualidade da imagem registrada pelo iPhone 6 Plus apresenta mais detalhes.
Por não ter que lidar com pontos tão fortes de luz, o fim de tarde apresenta um cenário relativamente tranquilo para as câmeras. As duas capturas conseguiram reproduzir um alto nível de detalhamento. A única diferença, novamente pequena, que é perceptível se encontra no balanço de luz, que acaba fazendo uma correção mais acertada através do iPhone 6, mesmo ao aplicar o tom alaranjado do final de tarde para outras partes da foto. Ao não aplicar muito contraste, a captura do iPhone 6 Plus é muito natural, principalmente nas cores, mas não tão viva
A qualidade da foto é um pouco acima na registrada pelo iPhone 6 Plus. Seu irmão menor, mesmo que também fazendo um belo trabalho, acabou destacando muito alguns tons ao elevar o contraste principalmente nas cores mais fortes como o amarelho e vermelho. Infelizmente, isso acaba afetando a qualidade focal da imagem. Como o fez em outros cenários, o iPhone 6 Plus conservou a naturalidade do cenário, mas não tanto. A maior diferença fica nos detalhes, que são mais perceptíveis na sua captura.
As duas são belas fotos, não havendo muita diferença entre elas na tonalidade. Aparentemente, no caso do iPhone 6 Plus, as cores estão um pouco mais fortes e a luz mais presente, revelando o contraste. O modo macro do iPhone 6 é um pouco mais fechado, diminuindo a área de detalhamento, deixando algumas minúcias esquecidas. Com uma área focal maior, o iPhone 6 Plus registrou maior nível de detalhamento na flor.
Conforme já mencionado nos cenários anteriores, o balanço de luz é um pouco mais eficiente no iPhone 6 Plus, e desta vez não foi diferente. Fotos noturnas, ou seja, sem luminosidade adequada, acabam perdendo muita qualidade, ainda mais se há diversos pontos de luz espalhados pelo ambiente. É exatamente o que oocorre aqui, resultando em muita granulação. Contudo, o iPhone 6 Plus foi um pouco melhor, conseguindo deixar a imagem um pouco mais natural, mesmo após passar pelo intenso tratamento do software, sem forçar a luminosidade articial do sistema da câmera. Na foto registrada pelo iPhone 6, o detalhamento ao fundo ficou muito embaçada e a imagem todo com aspecto de uma só cor acinzentada.
Como ocorreu em diversos dos comparativos recentes, vemos que a grande diferença entre câmeras similares fica por conta do software. Como o sistema da câmera lida com diferentes aspectos como a luz, contraste e cor é o que gera as pequenas diferenças entre as fotos.
Por serem ligeiras, as diferenças não significam necessariamente a superioridade de um frente ao outro. Muito do que apontamos aqui é subjetivo, podendo ser da preferência de alguns o contrário do que constatamos. Com isso dito, podemos afirmar que tanto a câmera do iPhone 6 quando a do iPhone 6 Plus são de ótima qualidade e perfeitamente capazes de satisfazer usuários exigentes.
É claro que os resultados não serão próximos ao que uma câmera profissional pode oferecer, mas não irão desapontar. Com alguns ajustes nas configurações e um bom pós-tratamento da foto, com certeza os resultados podem melhorar, e muito.
Confira também: Comparativo de câmeras: Zenfone 5 vs Zenfone 6
Assim, acreditamos que a câmera não deva ser um fator decisivo na escolha de um modelo ou outro dos novos iPhones. Isso fica por conta do tamanho dos dispositivos e claro, o preço.
E aí, concordam com os resultados ou tiveram impressões diferentes? Não esqueçam de deixar suas análises nos comentários.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários