
03 Junho 2015
Usuários da Apple estão sofrendo com um erro no iOS responsável pelo reiniciamento do sistema operacional e encerramento automático do aplicativo de mensagens nativo da plataforma. O problema ocorre após um texto, que junta palavras árabes, códigos e símbolos, chegar à caixa de entrada da aplicação em cargo de gerenciar o iMessage e SMS, resultando nos acontecimentos bizarros em seguida. Depois do aparelho ser desligado remotamente, o app de mensagens fecha involuntariamente sempre que aberto, impossibilitando a interação com os contatos pelo chat. Trata-se realmente de um 'código da morte'.
Na imagem acima, capturada pela equipe do MacRumors, é possível ver a específica sequência dos códigos que causam o contratempo no software. O problema foi testado na versão 8.3 do iOS, mas há chances das demais edições também estarem sofrendo com o bug descoberto recentemente. O fato foi alvo de comentários em redes sociais, se tornando popular rapidamente nesta semana. O tema foi abordado, inclusive, no famoso fórum Reddit, onde um usuário comenta sobre a vulnerabilidade, fornecendo a provável causa do incidente. O culpado parece ser o Unicode.
Unicode é um padrão computacional e industrial para codificar e decodificar de forma consistente a representação dos textos presente na maioria dos sistemas de escrita, consistido de uma tabela de códigos e suas respectivas referências visuais, como letras do alfabeto, números, acentos e demais pontuações, permitindo a transcrição dos caracteres de modo compreensível por humanos. O processo responsável por tentar decifrar o texto enviado para o iOS tenta entender a mensagem recebida pelo aplicativo, desistindo após diversas tentativas sem retorno, causando, assim, o desligamento do iPhone e o crash na aplicação.
Em dispositivos que passaram pelas etapas do jailbreak, o iPhone, ao ser novamente ativado, entra em modo de segurança, impedindo que o bug seja eficaz. Aparentemente, o código também funciona no WhatsApp, impedindo que os usuários de iOS abram a aplicação depois de visualizarem a mensagem, além do reiniciamento automático, é claro. Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido, mas quando isso acontecer, é provável que uma correção seja disponibilizada em seguida. Vamos aguardar até a possível nota formal da gigante de Cupertino.
Por motivos óbvios, não disponibilizaremos o código para ser copiado. Caso você tenha sido vítima do código, listamos algumas maneiras provisórias de contornar o problema.
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários