
15 Outubro 2015
Os iPhones 6s e 6s Plus incluem vários novos recursos da câmera que receberam comentários positivos até agora, mas há também uma atualização fantástica na forma como as fotos são apresentadas nos dois dispositivos. Com o Live Photos, recurso exclusivo para os dois aparelhos, um pouco de movimento é capturado ao lado de cada foto, permitindo animações curtas.
Para ativar o Live Photos, o iPhone capta 1,5 segundo antes de cada foto ser tirada e 1,5 segundos depois. O movimento é exibido sempre que um 3D Touch é usado em uma foto, ativando a animação para adicionar um pouco de contexto.
A Apple aponta que a Live Photo em si não é um vídeo, mas parece que o recurso é ativado pela combinação de um JPG de 12 megapixels com um arquivo MOV. Matthew Panzarino, do TechCrunch, publicou relatórios com sua opinião completa dos novos iPhones, e escreve que uma Live Photo consiste nesses formatos mencionados, sendo que o arquivo MOV contém 45 quadros que são reproduzidos em cerca de 15 quadros por segundo.
Combinar um JPG com um arquivo MOV significa que as Live Photos ocupam o dobro do espaço de uma imagem normal. Panzarino também compartilhou algumas dicas sobre como obter boas Live Photos, mas disse acreditar que os melhores casos de uso são ainda desconhecidos. Para ele, as Live Photos funcionam melhor quando captura ambientes, não ação, porque a taxa de quadros é relativamente baixa, o que prejudica o resultado ao mover a câmera. Se, no entanto, for gravada uma imagem estática com alguns elementos em movimento, "o efeito é extraordinário".
Segundo Brian X. Chen, do The New York Times, há uma "curva de aprendizagem curta" para as Live Photos, porque mover uma câmera imediatamente depois de tirar uma foto vai estragar o efeito, algo que a Apple diz que vai resolver em uma atualização de software próxima. Também não há maneira de remover o áudio.
Devido à forma como Live Photos trabalha, combinando um arquivo MOV com um arquivo JPG, a experiência completa com o recurso só será visível em dispositivos iOS que rodam o recém-lançado iOS 9, Apple Watch com watchOS 2, e Macs com OS X El Capitan. O envio de uma Live Photo por e-mail ou diretamente aos dispositivos não suportados resultará em ignorar o componente MOV e apenas a imagem JPG será enviada.
No entanto, ao importar Live Photos em um Mac com Yosemite com aplicativo Fotos, o usuário obterá um arquivo JPG separado dos arquivos MOV. Quando Panzarino enviou uma Live Photo para um iPhone iOS 6 executando o iOS 9, a Live Photo foi visível com movimento. Quando importada para o Photos do Yosemite, a imagem foi dividida em componentes JPG e MOV. A importação para Photos no OS X El Capitan gera uma única foto na biblioteca, e clicar duas vezes faz com que ela desempenhe a execução de vídeo.
Como se pode ver na imagem acima, os componentes JPG e MOV assumiram 2.5MB e 1.7MB de espaço, respectivamente, para esta Live Photo tirada com a câmera traseira do iPhone 6s. Enquanto isso, a câmera frontal obteve uma imagem com resolução de 1MB a menos, mas o MOV teve o mesmo tamanho de 1.7MB. A resolução é de 960x720 em 12fps para ambos os arquivos de vídeos nas amostras de Live Photos.
O que os leitores acharam do novo recurso? Pretendem utilizá-lo?
Apple apresenta o novo Mac Studio de alto desempenho e monitor Studio Display; veja os preços
Apple TV Plus vai transmitir jogos de beisebol ao vivo, inclusive no Brasil
Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo
iPhone XR vs iPhone SE: vale comprar o mais novo, mesmo mais simples? | Comparativo
Comentários