LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone 13 vs Zenfone 8: quais são as suas prioridades em um celular top? | Comparativo

10 de janeiro de 2022 35

O iPhone 13 e o Zenfone 8 são celulares que buscam entregar conjunto top de linha em tamanho compacto. Cada um com seu sistema diferente. Será que a ASUS é capaz de bater de frente com a Apple neste duelo? Colocamos estes celulares lado a lado para descobrir a resposta.

Índice do Comparativo

Design

Apple iPhone 13

Iniciando pelo design, temos dois aparelhos bem diferentes por aqui. O iPhone manteve o bloco quadrado de câmeras, mas com os sensores colocados em diagonal. Já o Zenfone tem as lentes em vertical no módulo retangular. Na frente, a Apple ainda mantém um notch tradicional, só que agora em um tamanho reduzido. A ASUS prefere o furo na tela, posicionado no canto esquerdo.

O smartphone americano é menor em altura e espessura, porém o taiwanês tem menos largura e peso que o rival. A biometria deste avança mais ao ter o leitor de impressões digitais sob a tela. Do lado da “Maçã”, a opção ainda fica no reconhecimento facial do Face ID.

ASUS Zenfone 8

Eles também contam com algumas semelhanças. A construção da dupla é composta de alumínio nas laterais e vidro com Gorilla Glass na traseira. Sem contar na certificação IP68, para resistir contra água e poeira. O que muda está no acabamento da tampa do Zen, que deixa menos escorregadio. Os dois também dispensam o slot para expansão de armazenamento, então nem adianta pensar em colocar um cartão de memória neles.

Por ter mais vantagens no conjunto, o Zenfone 8 abre o placar.

Melhor construção

Ambos

Visual mais moderno

Zenfone 8

Slot é híbrido ou dedicado?

Nenhum

Melhor certificação de resistência

Ambos

Melhor solução do notch

Zenfone 8

Melhor solução da biometria

Zenfone 8

Qual é mais leve e mais fino?

Ambos

71.5 x 146.7 x 7.65 mm
6.1 polegadas - 2532x1170 px
68.5 x 148 x 8.9 mm
5.92 polegadas - 2400x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


A Apple traz a tradicional tela OLED de 6,1 polegadas, mas agora com um brilho mais forte. Já a ASUS aposta no AMOLED de 5,9 polegadas mais avançado que o material do rival, além de ter ótima visibilidade em dias ensolarados, cores vibrantes e um ângulo de visão bem satisfatório.

O aproveitamento frontal do iPhone pode até ser maior, porém o Zenfone se destaca pela taxa de atualização de 120 Hz, o dobro dos 60 Hz do concorrente. Isso dá a ele uma melhoria nas animações e nos jogos. A favor do norte-americano, está o suporte a Dolby Vision, para melhorar a visualização de filmes em streaming. Pelo menos, os dois contam com proteção, seja pelo Ceramic Shield ou pelo Gorilla Glass Victus.

É mais um ponto para o taiwanês.

Tela maior

iPhone 13

Melhor tecnologia de tela

Zenfone 8

Melhor resolução de tela

Nenhum

Melhor proporção tela/corpo

iPhone 13

Tela de Hz elevada?

Zenfone 8

Proteção Gorilla Glass/Ceramic Shield?

Ambos

Qualidade geral da tela

Zenfone 8

Som


Como bons tops de linha, encontramos sistema sonoro estéreo nestes dois dispositivos. Em outras palavras, o alto-falante de chamadas é usado como canal secundário, para dar mais imersão ao usuário. A potência não decepciona em nenhum deles, assim como o áudio possui um bom equilíbrio entre graves, médios e agudos de ambos os lados.

Só que o Zenfone 8 tem algumas vantagens importantes sobre o iPhone. A ASUS colocou um amplificador dedicado que ajuda a reforçar as frequências baixas e deixar mais marcantes. Fora a presença de um conector P2 tradicional, para usar fones de ouvido com facilidade. Vale lembrar que as duas fabricantes não mandam mais o acessório na caixa.

O taiwanês amplia a vantagem.

Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Maior equilíbrio de frequências

Ambos

Potência sonora

iPhone 13

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Sistema


Mais uma vez, temos um confronto entre iOS 15 e Android 11. Quando falamos de atualização, o iPhone 13 ainda dá mais longevidade que qualquer rival com o sistema do Google. A ASUS pode até atualizar o seu portátil no futuro, mas não chegará a cinco anos, como é o caso da Apple.

No quesito fluidez, a taiwanesa acerta no painel de 120 Hz para melhorar a Zen UI. Só que as otimizações da “Maçã” ajudam a reduzir essa diferença na prática. Outro ponto importante está no suporte à rede 5G dos dois lados.

Quando falamos de recursos, o iPhone focou em deixar os seus apps mais inteligentes e funcionais, além de trazer novos visuais às notificações e aos botões do software. Já o Zenfone 8 tem diferenciais como o Game Genie, para dar mais controle sobre o celular aos jogadores, além de outras opções de customização.

A Apple pontua pela longevidade, enquanto a ASUS marca com os recursos melhores.

Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

iPhone 13

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Zenfone 8

Faltam conexões? Sobram?

Nenhum

Software mais fluido

Ambos

Desempenho


No duelo entre o A15 Bionic do iPhone e o Snapdragon 888 do Zenfone, qual plataforma oferece o melhor desempenho entre as duas? Nós fizemos os testes de velocidade nestes dispositivos e vimos que o modelo da Apple ainda é o mais rápido, mesmo com metade da memória RAM do rival. Ele venceu tanto na abertura de apps como no multitarefas.

Nos benchmarks, a situação continua a mesma. O chip da “Maçã” venceu o da Qualcomm usado pela ASUS tanto no AnTuTu como nos indicadores do Geekbench. Nenhum desses aparelhos teve problema para rodar jogos, só que o taiwanês consegue executar alguns títulos com uma taxa maior de fps, já que a sua tela é compatível.

O ponto deste quesito fica com o iPhone 13.

Quem se sai melhor no teste de abertura?

iPhone 13

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

Zenfone 8

Quem tem os melhores números de benchmark?

iPhone 13

Qual o processador mais atualizado?

iPhone 13

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

iPhone 13

Qual tem mais armazenamento?

iPhone 13

Bateria


A Apple mantém a sua linha de apostar nas otimizações do seu software para compensar as capacidades menores de bateria que usa. Por isso, o celular dela vem com menos que os 4.000 mAh usados pela ASUS. Qual será que rende mais? Os testes padronizados que realizamos deu uma vantagem de mais de seis horas para o iPhone. Isso mostra que a americana acertou mais nesta geração que o compacto da taiwanesa.

Quando comparamos a recarga, o adaptador do Zenfone consegue encher até os 100% em menos tempo que o rival, cerca de meia hora de diferença. Sem contar que a Apple insiste em não entregar um carregador na caixa para o seu celular, então se prepare para desembolsar nisso, caso você não tenha o de algum antecessor.

O iPhone 13 anota o ponto pela autonomia maior; enquanto o Zenfone 8 marca por carregar mais rápido e mandar o acessório na caixa.

Qual tem mais bateria?

Zenfone 8

Qual recarrega mais rápido?

Zenfone 8

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

iPhone 13

Tem carregamento sem fio?

iPhone 13

Câmera

Dos dois lados, temos um conjunto duplo de câmeras, composto por uma principal e uma grande-angular. O sensor primário de 64 MP do Zenfone tem uma vantagem sobre o de 12 MP, por usar zoom digital sem perdas, para compensar a falta de um telefoto.

Estes smartphones são capazes de registrar ótimas fotos durante o dia, com bom contraste e cores acertadas. Uma pena que o alcance dinâmico do dispositivo da Apple às vezes não consegue um bom trabalho. Você também não terá grandes problemas à noite nem quando desfocar o fundo. A única ressalva está no uso de zoom de duas vezes no modo retrato da ASUS.

Encontramos ainda uma ultrawide de 12 MP de cada lado. Ambas fornecem qualidade próxima à principal, com bom controle de distorção nos cantos. Elas apenas vão sofrer mais em ambientes escuros. O modelo taiwanês tem uma vantagem aqui, pelo foco automático desta câmera, que permite usar modo macro. Já o americano acaba precisando recorrer à lente principal para essa função, porém executa bem.

Com um grande equilíbrio de cada lado, temos um empate.

Melhor conjunto de câmera traseira

Ambos

Melhores fotos noturnas

iPhone 13

Conjunto mais versátil

Zenfone 8

Melhor ultrawide

Zenfone 8

Melhor teleobjetiva

Zenfone 8 (via principal)

Melhor macro

Ambos

Melhor modo retrato

iPhone 13

Fotos tiradas com o Apple iPhone 13

Estes celulares não decepcionam nas filmagens em 4K a 60 fps. Ambos entregam foco ágil e estabilização decente, apesar de os recursos funcionarem melhor no celular da Apple. O iPhone também tem os diferenciais do suporte a Dolby Vision e do modo cinemático, que gera desfoque de fundo em tempo real nos vídeos.

A favor do Zenfone, está a resolução 8K a 24 fps, que ainda não se popularizou no mercado, além de demandar mais do seu armazenamento. Pelo menos, a captura de áudio estéreo é satisfatória neles.

Com facilidade, o ponto vai para a “Maçã”.

Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Melhor estabilização

iPhone 13

Foco mais ágil

iPhone 13

Grava em 8K?

Zenfone 8

Grava em 4K a 60fps?

Ambos

Suporte a Dolby Vision

iPhone 13

Melhor captação de áudio

Ambos

Melhor em vídeo

iPhone 13

Fotos tiradas com o ASUS Zenfone 8

O Zenfone 8 pode até tirar boas selfies durante o dia, só que a qualidade já baixa de maneira considerável à noite. Algo que não ocorre com o iPhone 13. A Apple é famosa por gerar excelentes fotos pela câmera frontal, e aqui não é diferente. Ela consegue acertar em qualquer momento do dia, além do famoso modo retrato praticamente sem erros. Os vídeos são gravados em 4K tanto com o americano como no taiwanês.

O iPhone pontua em selfies.

Melhor conjunto de câmera frontal

Ambos

Câmera frontal grava em 4K?

Ambos

Melhor selfie

iPhone 13

Preço

Chegamos no quesito que talvez faça mais a diferença para o consumidor: o preço. O iPhone 13 foi lançado no Brasil por valores a partir de R$ 7.600. Praticamente o dobro dos R$ 4.000 sugeridos para o Zenfone 8.

No mercado atual, o modelo da Apple já pode ser achado na faixa dos R$ 6.000, mas ainda longe dos R$ 3.700 cobrados pelo da ASUS. É uma diferença grande para impactar no bolso do consumidor.

Por isso, o taiwanês fica com o último ponto do duelo.

Qual teve melhor preço de lançamento?

Zenfone 8

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Zenfone 8

8.6 Hardware
5.9 Custo Benefício

Apple iPhone 13

Comparar Aviso de preço
8.5 Hardware
6.2 Custo Benefício

Asus Zenfone 8

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Concluímos mais um Comparativo entre tops de linha com quase um empate. Isso porque os dois celulares apresentaram um equilíbrio entre os quesitos que englobam recursos e melhores componentes.

O iPhone se mostrou a melhor opção para quem deseja um smartphone mais rápido e que tenha bateria com maior autonomia, além de um conjunto de câmeras superior para vídeos e na hora de tirar selfies. Além disso, a presença do iOS garante muitos anos de atualizações e suporte, sem ficar ultrapassado.

Já o Zenfone fica na vantagem se a sua prioridade for multimídia. Ele tem uma tela mais fluida, fora o som com maior qualidade. Podemos acrescentar aqui o sistema com mais recursos e o design moderno. Mas o que dá a vitória ao taiwanês é o seu custo-benefício, por estar disponível a um preço menor no mercado brasileiro.

RESULTADO

Apple iPhone 13: 6 PONTOS

  • Software com mais longevidade
  • Melhor desempenho
  • Bateria com maior autonomia
  • Empate em câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Melhor selfie

ASUS Zenfone 6: 7 PONTOS

  • Melhor design
  • Melhor tela
  • Melhor em som
  • Software com mais recursos
  • Bateria com menor tempo de carregamento
  • Empate em câmera traseira
  • Melhor custo-benefício

Entre iPhone 13 e Zenfone 8, qual seria a sua escolha? Você prefere mais velocidade e autonomia, ou um aparelho superior em multimídia? Diga para a gente no espaço abaixo.

(atualizado em 21 de abril de 2024, às 03:48)

35

Comentários

iPhone 13 vs Zenfone 8: quais são as suas prioridades em um celular top? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista