
Economia e mercado 04 Abr
Em comunicado divulgado na última quinta-feira (3), a Nokia anunciou que entrou com um processo contra Acer, ASUS e Hisense, alegando uma suposta quebra de patentes. Segundo a gigante das redes e telecomunicações, computadores e TVs das três marcas estariam utilizando tecnologias de codificação de vídeo sem uma licença adequada, com as companhias não tendo aceito acordos propostos pela Nokia.
A publicação, realizada pelo chefe do programa de licenciamento de patentes para eletrônicos da Nokia, Philippe Lanet, afirma que Acer, ASUS e Hisense teriam violado patentes relacionadas à codificação de vídeos, ou seja, ao processamento de vídeos para a criação de arquivos menores, e explica melhor o funcionamento da tecnologia.
Apesar de não detalhar exatamente quais patentes teriam sido violadas, o executivo menciona especificamente os codecs H.264 (AVC) e H.265 (HEVC), mecanismos usados durante a edição de vídeos para a criação de arquivos compactados, com tamanho que facilite o armazenamento local e a transmissão via streaming sem exigir uma enorme quantidade de processamento e memória.
Lanet reforça como a Nokia já investiu mais de 150 bilhões de euros (~R$ 960 bilhões) desde os anos 2000 em pesquisa e desenvolvimento, contando com patentes que envolvem múltiplas áreas da indústria, incluindo a codificação de vídeos — o motivo por trás da disputa com as três fabricantes.
A mensagem também menciona que o trio não teria aceitado acordos propostos pela Nokia, "não deixando outra escolha" para a companhia finlandesa. "O litígio [o estabelecimento de um processo judicial] é sempre um último recurso, mas às vezes é o único caminho para responder a companhias que escolhem não jogar pelas regras", afirmou Lanet.
Apesar do tom, a empresa também diz que "prefere acordos amigáveis", e menciona estar aberta a "negociações de boa-fé", chegando a mencionar um acordo fechado com a Samsung em janeiro, também envolvendo o uso de tecnologias patenteadas da Nokia nas TVs da marca sul-coreana.
O processo foi aberto no sistema judicial da Alemanha, bem como na Corte Unificada de Patentes da Europa, devendo ter suas primeiras movimentações nos próximos dias. Acer, ASUS e Hisense ainda não comentaram a situação.
Como a própria companhia finlandesa menciona, essa não é a primeira vez que um conflito por patentes leva a Nokia a recorrer aos tribunais — a empresa fechou em janeiro deste ano um acordo com a Amazon e a HP após quase dois anos de disputa, e passou boa parte de 2024 buscando uma resolução com a OPPO, entre diversos outros processos que chegam a datar de 2010.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários