LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: confira importantes dicas para você tirar ótimas fotos

20 de fevereiro de 2018 4

Sim, é possível tirar excelentes fotos mesmo com smartphones baratos! Aqui mesmo no TudoCelular dezenas de leitores enviam semanalmente excelentes fotos que acabam sendo votadas nas Fotos dos Leitores. Apesar de aparelhos topo de linha serem destaques, às vezes nos deparamos com modelos intermediários como o Lumia 640 XL, Xperia M4 Aqua e até mesmo o Moto G2!

A diferença entre uma fotografia de destaque para uma genérica está na qualidade. E não apenas a qualidade da resolução, como da composição, iluminação e do enquadramento. Para isso, confira nossas dicas abaixo!

Enquadre!

O enquadramento na fotografia é uma questão muito importante: existem regras que te ajudam a compor uma fotografia utilizando linhas para deixar tudo mais fácil. E é claro que essas regras podem ser quebradas, mas antes você precisa saber usá-las.

No menu de configurações da câmera do seu celular provavelmente existe funções como a "grade de assistência", que divide a tela em dois/quatro/nove setores e que você pode utilizá-los para capturar imagens mais harmoniosas.


Por exemplo: utilizar os pontos de interseção entre as linhas para dar destaque ao assunto ou paisagem que você esteja fotografando. As linhas de assistência também pode ser usadas para alinhar ao horizonte (mantendo ele na metade de baixo, do meio ou na metade de cima da fotografia) e criando uma linda imagem como a registrada abaixo.

Ela foi registrada pelo nosso leitor Vitor Adonai de João Pessoa, na Paraíba e foi a vencedora do Fotos dos Leitores #192. A linha do horizonte está na metade superior com o assunto principal (no caso o cavalo) em destaque no centro, criando uma composição harmoniosa e mais agradável.

Foto: Vitor Adonai com iPhone X
Cuidado com a iluminação

Então você ativa a câmera, enquadra e ajusta a iluminação. Para fotos de pessoas, prefira cenários onde o fundo não seja mais iluminado do que a pessoa, fazendo com que você priorize a luz do fundo do que a pessoa. Entretanto, fotos de silhueta são bonitas por criar um contorno de luz na pessoa ou no horizonte, destacando muito mais a iluminação do que o rosto, corpo ou roupa que a pessoa está usando.

Mas se o foco for a pessoa, então dê destaque à ela. Luzes que venham da frente dela (no caso, de trás de você que está tirando a foto), são excelentes pois criam uma iluminação uniforme e facilitam a fotografia de rosto.

Limpe a câmera

Sempre estamos com as mãos no celular, então é normal que acabamos tocando no vidro que protege as lentes da câmera. Mas se você for tirar foto sem antes ter limpado o vidro, então você vai ver o péssimo resultado que você terá na fotografia.

Ela ficará esfumaçada, sem contraste e com baixa qualidade devido à oleosidade da sua mão ou qualquer outro líquido, sujeira ou poeira que estiver sobre as lentes. Por isso: limpe a câmera com sua própria camiseta toda vez que você for tirar uma foto, seja selfie ou uma captura com a câmera traseira.

Use o modo manual

Como indicamos ontem no primeiro TudoCelular Ensina da semana, explorar o modo manual da câmera pode ser um grande atrativo para você que quer começar a tirar fotos melhores. Use todas as funções com paciência e perceba as diferenças de cada uma delas na fotografia final.

Você pode conferir as dicas de como utilizar o modo manual clicando aqui..

Edite

Acredite: a magia acontece na edição! Hoje é completamente possível registrar imagens extremamente bonitas e editá-las no seu próprio smartphone com pouca dificuldade. Editores de imagem profissionais ou amadores - e até mesmo os presentes nos próprios aplicativos de compartilhamento de foto - precisam ser utilizados antes de você postar a imagem na rede social.

No TudoCelular Ensina de amanhã vamos te dar dicas de quais editores de fotos utilizar para dar um tratamento final na sua fotografia e deixá-la ainda mais impressionante que antes, modificando as cores, diminuindo ou aumentando o contraste, alterando a exposição e vários outros fatores.

TudoCelular Ensina

O TudoCelular Ensina desta semana está focando em dicas de fotografia para que você tire fotos como um profissional! Não perca os próximos dias para deixar o nível básico da fotografia e melhorar a sua percepção do mundo, editar as capturas com grande qualidade e publicar na sua rede social favorita!


4

Comentários

TudoCelular Ensina: confira importantes dicas para você tirar ótimas fotos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista