LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy Note 10/Note 10 Plus vs Note 9: qual geração vale mais a pena? | Comparativo

03 de outubro de 2019 49

O Galaxy Note 10 está nas lojas brasileiras em duas versões. E, como sempre, os consumidores ficam em dúvida se vale trocar o modelo do ano anterior ou até mesmo se compensa ainda investir na geração do ano passado em vez de pegar o modelo mais recente.

O TudoCelular está aqui para ajudar, e vamos fazer um comparativo do Galaxy Note 9 com os dois modelos do Note 10 para você saber qual deles vale mais a pena.

Design
Mais Notícias
Mais Notícias
Mais Notícias

O design mudou consideravelmente do ano passado para este. A tela aumentou, ocupando muito mais da parte frontal, que agora tem menos bordas e um furo centralizado para a câmera frontal.

O Note 10 Plus é pouca coisa maior que o Note 9, além de trazer tela com 0,4 polegada extra. O Note 10 tem dimensões consideravelmente menores, mas a tela é quase do mesmo tamanho do modelo do ano passado. Ambos os modelos de 2019 têm espessura e peso menor que o Note 9.

Na parte de trás, a câmera ganhou mais uma lente - e um sensor de profundidade, no caso do Note 10 Plus - e o trio fica na vertical, no canto superior esquerdo, em vez de na horizontal e centralizada.

Acabamento e construção seguem a mesma coisa, com corpo de metal e traseira em vidro. Mas há um efeito com o reflexo de luz nos modelos deste ano que não havia no phablet do ano passado.

O leitor de impressão digital saiu da traseira e agora fica sob a tela. Por fim, a mudança que talvez faça mais gente optar pelo modelo do ano passado: não tem mais conector de fone de ouvido no Note 10. As evoluções são poucas, mas o Note 10 é ainda mais elegante que seu antecessor, então ponto inicial para os modelos mais novos.

Multimídia e recursos

A tela está maior no Note 10 Plus e com uma nova tecnologia nos dois novos modelos. E a qualidade realmente é melhor, indo além das cores mais naturais ou do brilho mais forte.

Além disso, o display agora pode mesmo ser chamado de infinito, pois oucpa quase toda a parte frontal. O furo centralizado da câmera incomoda bem menos que o do Galaxy S10.

Em tela, há uma boa evolução. Mas, se você já tem o Note 9, não achamos o suficiente para trocar só por conta disso, Mesmo assim, ponto para os Note 10.


Os modelos deste ano ganharam um terceiro alto-falante, ficando agora um na parte inferior, um secundário na tela e mais um pequeno na parte superior. Porém, não notamos evolução muito clara na qualidade do áudio. Mas o Note 9 tem entrada para fone de ouvido. Mas o Note 9 tem entrada para fone de ouvido, permitindo que você use um que já tenha. Ponto para o modelo do ano passado.

O Android Pie chegou para os celulares da Samsung junto com a primeira versão de sua nova interface, a OneUI. No Note 10, esta inteface chegou à versão 1.5, mas é basicamente uma otimização melhor a diferença.

O que muda em recursos do Note 9 para os novos phablets é a S Pen, que ganhou mais gestos. Na câmera, por exemplo, é possível dar zoom girando a ponta da caneta, ou trocar de câmera com um gesto da ponta para cima ou para baixo.

Há também algumas melhorias em recursos antigos, como um novo algoritmo para transformar sua escrita em texto.
Os novos gestos não vão ser disponibilizados no Note 9 porque dependem de hardware, então vai um ponto para os Note 10 no comparativo.

Desempenho
Quanto menor o tempo, melhor

Como era de se esperar, a Samsung trouxe o que tinha de melhor em hardware no Galaxy Note 10, que foi uma plataforma Exynos nova, um pouco mais potente até que a utilizada no S10. O Note 9 chegou ao Brasil com o Snapdragon 845, que era o melhor existente na época de seu lançamento.

E a melhora no uso do dia a dia é notável. Para além de pontuações em benchmarks, nosso teste de abertura de aplicativos foi cerca de 10 segundos mais rápido nos modelos de 2019 em comparação com o de 2018.

Nos jogos, os Note 10 tiveram desempenho máximo nos títulos que testamos, e certamente os novos modelos vão aguentar um pouco melhor que o Note 9 nessas tarefas pesadas.
Mais um ponto para cada Note 10.

Bateria
Quanto maior, melhor

O Note 9 foi o primeiro top de linha da Samsung a trazer bateria com carga de 4.000mAh e teve desempenho muito bom no nosso teste de autonomia. O Note 10 traz menos carga que o antecessor, enquanto o Note 10 Plus tem capacidade maior.

E bom… Conforme a carga aumenta, também aumenta o tempo de uso. O Note 10 suportou cerca de duas horas a menos que o Note 9, que por sua vez ficou uma hora atrás do Note 10 Plus. Um ponto para o note 9 contra o Note 10 e outro para a versão Plus contra o antecessor.

Quanto menor, melhor

Nos tempos de recarga, os modelos mais novos vencem o antigo por demorarem menos tempo para ir de zero até cem por cento. Isso graças ao novo carregador mais potente que vem na caixa. Curiosamente, o Note 10 demora mais que o Note 10 Plus, apesar de ter o mesmo adaptador de parede e menos carga.

Câmera

Embora a Samsung siga reaproveitando basicamente o mesmo sensor nas câmeras de seus tops de linha há algumas gerações, há melhorias visíveis na qualidade das fotografias e vídeos feitos com cada novo aparelho. O Note 10 ainda ganhou uma terceira lente, uma ultra-wide que tem mais pixels que a principal e que a teleobjetiva.

O Note 9 tira ótimas fotos com o sensor principal, mas a nova geração tem alcance dinâmico melhor, registrando mais detalhes de áreas muito claras ou muito escuras quando há contraste de luz em excesso. Os níveis de detalhes também melhoraram um pouco. Porém, as cores estão menos vibrantes nos modelos recentes.

Galaxy Note 9

Mas é nas fotos noturnas que teve o maior salto. Com o modo noturno, dá para registrar fotos mais claras, com mais detalhes e menos tremidos.

A teleobjetiva segue devendo com pouca luz, perdendo não apenas nitidez, mas também saturação - ou seja, as cores ficam mais lavadas.

A ultra-wide não existia no Note 9, então é um extra interessante. Mas quase inútil com pouca luz. Ponto do conjunto principal fica com os modelos novos.

Galaxy Note 10

O modo retrato tem recorte melhor e, apesar de o Note 10 Plus ter um sensor ToF específico para o desfoque, não tem muita diferença para o modelo menor.

As selfies também melhoraram, e o salto do Note 9 para o 10 é bem grande. O rosto não fica mais parecendo tanto um boneco de cera, registrando um pouco mais das imperfeições da nossa pele. E o modo noturno é uma ótima adição para as fotos com pouca luz. O modo retrato segue dependendo muito do software, mas o recorte está um pouco melhor.

Por fim, os vídeos também só melhoraram. Agora, além de estabilização ainda melhor, a captação de áudio foca mais na área que está sendo filmada. Além disso, existe a opção de foco dinâmico para vídeos, que não é perfeito, mas é um bônus bem legal.

Preço

E, por fim, os preços, que é uma das questões mais importantes para a maioria dos consumidores em dúvida.

O Note 9 está com o menor preço no varejo que é menos de metade do Note 10. E, mesmo considerando as melhorias, vale bastante a pena fazer essa economia toda. Quero dizer, você pode comprar DOIS Note 9 com o mesmo dinheiro que compraria o Note 10. E ainda sobra um troco!

Nem preciso entrar em detalhes sobre o Note 10 Plus, que é cerca de 500 reais mais caro que o modelo menor.

7.9 Hardware

Samsung Galaxy Note 10

Comparar Aviso de preço
Conclusão

Mas, no final das contas, quem decide é você. O valor do Note 9 não deve cair muito mais daqui para a frente, e ele ainda é um ótimo aparelho para você comprar atualmente.

Mas, se você quer o melhor disponível, vai ficar entre o mais caro com tela maior, ou o mais barato com menos bateria. E essas são as únicas diferenças reais entre os dois.

E aí, qual é o seu preferido? Qual deles vai ficar no seu bolso a partir de agora? Conta pra gente nos comentários!

  • O Samsung Galaxy Note 10 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy Note 10 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy Note 9 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

49

Comentários

Galaxy Note 10/Note 10 Plus vs Note 9: qual geração vale mais a pena? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista