
04 Junho 2019
A Rede Globo de televisão emitiu um comunicado a imprensa dizendo que o jornalista William Waack teve seu contrato rescindido e que não deve mais trabalhar na emissora. Ambos encerraram o contrato de forma consensual e ambos assinaram o comunicado.
Em relação ao vídeo que circulou na internet a partir do dia 8 de novembro de 2017, William Waack reitera que nem ali nem em nenhum outro momento de sua vida teve o objetivo de protagonizar ofensas raciais. Repudia de forma absoluta o racismo, nunca compactuou com esse sentimento abjeto e sempre lutou por uma sociedade inclusiva e que respeite as diferenças. Pede desculpas a quem se sentiu ofendido, pois todos merecem o seu respeito.
A TV Globo e o jornalista decidiram que o melhor caminho a seguir é o encerramento consensual do contrato de prestação de serviços que mantinham.
A TV Globo reafirma seu repúdio ao racismo em todas as suas formas e manifestações. E reitera a excelência profissional de Waack e a imensa contribuição dele ao jornalismo da TV Globo e ao brasileiro. E a ele agradece os anos de colaboração."
Ali Kamel
Diretor de jornalismo da TV Globo
William Waack
Jornalista e apresentador de programas jornalísticos da TV Globo
A polêmica aconteceu quando um vídeo foi divulgado na internet mostrando o William Waack fazendo comentários que entram no crime de injúria racial com Paulo Sotero, diretor do Wilson Center, durante os bastidores antes da entrada ao vivo de Washington, nos Estados Unidos.
Na ocasião, ambos ouviram o barulho de uma buzina vindo de um motorista ao fundo, e o âncora do jornal cochicha dizendo "Preto, né? É coisa de preto com certeza". O vídeo foi circular na internet apenas um ano após o ocorrido, e assim que ele viralizou na internet, a Globo afastou Waack da bancada do Jornal da Globo.
Provavelmente, o destino de Waack teria sido bem diferente se não fosse o poder das redes sociais, mostrando que publicar um vídeo no Twitter, Facebook, e "espalhá-lo" pode fazer a diferença. Isso leva a muitas pessoas a terem esperança de que Gilmar Mendes seja deposto da sua função de ministro do STF.
Só resta saber se você acha que essa atitude da Rede Globo e do Waack foi a correta. Diga pra nós nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários