
Tim 15 Fev
23 de abril de 2018 0
Após reclamações por parte de Oi, Algar e Claro, a Anatel decidiu adiar por mais 30 dias a consulta pública para definir as alterações no gerenciamento de espectro. A princípio, a etapa teria fim nesta segunda-feira. Agora, o limite é até o dia 23 de maio.
De acordo com as companhias de telecomunicações, a importância da matéria na sua atuação teria motivado o pedido de prorrogação. O projeto foi criado pelo conselheiro da agência Otávio Rodrigues, com a finalidade de aumentar o limite de espectro para as provedoras de telefonia móvel.
Desta forma, a restrição passaria a 40% de todas das faixas. As frequências de até 1 GHz podem chegar atualmente até 29% do total, enquanto as situadas entre 1 GHz e 3 GHz param nos 21%.
Mas o tema não é o único a integrar a consulta pública. Outros assuntos, como espectro de uso social, compartilhamento em caráter primário e utilização dinâmica das faixas estão presentes no estudo.
É importante destacar que a ampliação do espectro permitirá às operadoras a expansão da cobertura de rede destinada a dados móveis e chamadas no país.
Para auxiliar na ampliação das operações das empresas de telecomunicações, a Anatel pretende lançar novo edital da frequência de 700 MHz para o 4G no segundo semestre. Além disso, a agência estuda licitar futuramente a faixa de 3,5 GHz, a fim de agilizar a chegada do 5G no Brasil.
Você concorda com a decisão da Anatel de prorrogar a consulta pública? Comente abaixo com a sua opinião!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários