LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: Enem 2018 é cancelado por suspeitas de fraudes?

08 de novembro de 2018 4

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, como já é tradicional, teve seu primeiro dia marcado por várias repercussões nas mídias sociais em relação ao tema da redação, “show dos atrasados” e outros memes.

No entanto, além das “zoeiras” tradicionais, começou a circular nas redes que a edição deste ano do Enem havia sido cancelada, antes mesmo do segundo dia de provas – que acontecerá no próximo domingo (11). Entenda melhor a seguir:

Enem 2018 cancelado por fraudes?

A corrente espalhada creditava a uma suposta notícia do G1 que o Enem 2018 havia sido cancelado, após suspeitas de fraudes nas regiões Norte e Nordeste. A mensagem consistia em uma foto de publicação do site no Twitter. Veja a seguir:

Imagem: Reprodução
Respostas oficiais

O boato foi desmentido pelos canais oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela organização do exame. A seguir, é possível conferir a resposta por meio da página do Facebook:

Caso não consiga abrir a mensagem acima, leia a seguir o conteúdo por escrito na íntegra:

“Circula nas redes sociais uma imagem falsa, simulando uma notícia do G1, informando que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foram canceladas após suspeitas de fraudes na região Norte e Nordeste. A imagem é #FAKE. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirma a aplicação do Exame em todas as unidades da federação neste e no próximo domingo, 4 e 11 de novembro. Apenas os portais e redes sociais do Ministério da Educação e do Inep são fontes oficiais de informações sobre o Enem.”

O Inep também confirmou que era Fake News em sua conta no Twitter:

Como descobrir se é Fake?

Mesmo sem o Inep desmentir, o internauta pode descobrir se a corrente é falsa por meio de algumas características. Uma delas é o conteúdo compartilhado por meio de uma conta que não é a oficial do G1. A conta que supostamente postou a mensagem seria “@gabrielcesarx”.

Outro ponto a ser observado é que a mensagem foi espalhada por meio de imagem. Isso não permite que o usuário descubra se o conteúdo é verdadeiro, pois não conseguirá acessar a possível publicação original – a qual provavelmente teve o HTML alterado para conter as informações divulgadas.

O mesmo fator pode ser aplicado a mais correntes replicadas nas redes. Quando for imagem, é necessário identificar qualquer falha no texto mostrado e procurar pelo post verdadeiro. Recomenda-se também não compartilhar a mais contatos, caso não tenha certeza que a afirmação seja procedente.

Você chegou a receber mais esta Fake News por meio das suas redes sociais? Conte para a gente no espaço destinado a comentários.


4

Comentários

Detetive TudoCelular: Enem 2018 é cancelado por suspeitas de fraudes?
Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor autonomia | Guia do TudoCelular