LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TudoCelular Ensina: como cadastrar várias digitais para desbloqueio no iPhone

22 de fevereiro de 2019 0

Anunciado em 2013 junto com o iPhone 5S, o Touch ID acompanha centenas de milhares de usuários de iPhones, iPads e atualmente, até mesmo MacBooks, sendo uma verdadeira mão na roda para realizar o desbloqueio dos iDevices em milésimos de segundos.

Atuando como a maneira prioritária de desbloqueio no decorrer dos últimos anos, o recurso começou, com o lançamento do iPhone X em 2017, a ser substituído pelo hoje conhecido Face ID, que ao invés de usar dados das suas impressões digitais, utiliza caraterísticas faciais para realizar o desbloqueio. No entanto, não é difícil encontrar usuários dos modelos mais recentes de iPhones e iPads com uma certa saudade da forma estreada em 2013.

Agora, dando continuidade ao nosso quadro de dicas e tutoriais aqui do TudoCelular, hoje ensinaremos como tirar o maior proveito do Touch ID, instruindo sobre o funcionamento do recurso, cadastrando novas digitais e aproveitando que a grande maioria dos usuários dos aparelhos da Apple ainda não estão em posse de alguns dos mais novos dispositivos da companhia; confira a seguir!

Como cadastrar múltiplas digitais no Touch ID

Durante a primeira configuração de um iPhone ou iPad compatível, o sistema embarcado no dispositivo – o iOS – pede a seu usuário, entre outras informações, que ele cadastre duas coisas bastante básicas: uma senha numérica de seis dígitos e a sua digital. No entanto, você sabia que é possível cadastrar mais do que apenas um dedo?

O iOS permite que seus usuários registrem até cinco dedos diferentes, dando mais versatilidade à funcionalidade. Isso permite que seja possível fazer o desbloqueio do dispositivo em momentos onde o primeiro dedo cadastrado não está tão acessível ou até mesmo que mais de uma pessoa seja registrada, algo interessante para aparelhos compartilhados. Confira na sequência de passos abaixo como cadastrar mais digitais.

  • Com seu iPhone ou iPad desbloqueado, acesse o app de Ajustes;
  • Agora, deslize a tela para baixo até a seção Touch ID e Código;
  • Insira o seu código numérico de 6 dígitos.

  • Na nova tela, toque em Adicionar Impressão digital;
  • Agora, siga as instruções dadas pelo próprio sistema;
    • Posicione o seu dedo sobre o botão home, sem pressiona-lo, e só o remova para uma outra leitura após a leve vibração – faça o processo repetidamente.
  • Pronto, você cadastrou mais de um dedo! Agora, repita o processo para todos os dedos que desejar – respeitando os limites, claro.

Com a possibilidade de realizar o cadastro de tantos dedos, uma dica interessante pode ser registrar os dedos indicador e polegar de ambas as mãos, aumentando as possibilidades de desbloqueio nas mais diversas situações. O quinto dedo fica por sua conta; já tentou cadastrar algum dedo do pé?

Vale ressaltar que não é necessário fazer cadastros múltiplos de um mesmo dedo para melhorar a precisão da funcionalidade. De acordo com documentos da própria Apple, o recurso é melhorado gradativamente a medida que é utilizado, treinando a si próprio.

Nomear todos os dedos

Para aumentar o controle dos dedos cadastrados, evitando exclusões futuras ou até mesmo adições redundantes, o iOS permite que você nomeei todos as digitais registradas. Para isso, no menu de Touch ID e Código – alcançado na sequência de passos anterior – toque sobre o registro de uma das impressões e modifique o nome da maneira que desejar.


Caso já tenha cadastrado todos os seus dedos e agora, depois de algum tempo, quer nomeá-los, mas não lembra quem é quem, não é necessário realizar o processo de registro todo novamente. Para saber qual dedo corresponde a um determinado registro, no menu de Touch ID e Código, posicione o dedo sobre o botão home, sem pressiona-lo, até que algum dos registros associados fique cinza.

Para apagar um registro, toque sobre o seu nome – como se fosse fazer a renomeação – e toque em Apagar Digital.

Permissões

Além de ser possível realizar o desbloqueio do seu iDevice, a Apple garante outras funcionalidades para o recurso, sendo possível preencher automaticamente campos de senha através da digital, autorizar compras no iTunes e na App Store ou até mesmo compras através do Apple Pay – se o dispositivo for compatível, claro.


Para definir quais dessas funções poderão ser autorizadas através do Touch ID, selecione a opção correspondente na lista definida no menu de Touch ID e Código – acessado através da sequência de passos anterior, assim como exemplificado na imagem acima.

Cadastrar mais do que uma mão inteira?

Se por algum motivo cinco dedos não for o suficiente para você, um método não exatamente certificado pela Apple também pode ser feito, cadastrando múltiplos dedos em apenas um registro. Para isso, siga as instruções contidas na seção anterior, mas ao invés de reposicionar o mesmo dedo várias vezes para aumentar o reconhecimento e melhorar o treinamento do recurso, alterne entre outros dedos durante o mesmo procedimento.

Isso é, ao sentir a vibração do reconhecimento, ao invés de reposicionar o polegar novamente, por exemplo, alterne para o dedo indicador ou até mesmo o anelar da mesma mão. O processo de cadastro poderá ser mais demorado, mas será possível desbloquear o seu aparelho utilizando qualquer um dos dedos registrados em apenas um cadastro.

É válido ressaltar, porém, que esse procedimento não é o instruído pela Maçã, que indica que cada dedo deverá ser registrado individualmente. Além de uma eventual perda de precisão durante o desbloqueio, é possível que a segurança ao efetuar esse procedimento também seja menor; use-o por sua conta e risco.

Gostou de mais essa dica? Conta para a gente nos comentários e não esqueça de compartilhar esse tutorial com seus amigos.

  • O Apple iPhone X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone 5S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

0

Comentários

TudoCelular Ensina: como cadastrar várias digitais para desbloqueio no iPhone
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista