LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como ativar ou desativar as notificações no Android

25 de fevereiro de 2022 2

Se você nos acompanha há algum tempo, então provavelmente já sabe que além de manter informado sobre tudo o que acontece no mundo da tecnologia, nós estamos sempre tentando acrescentar mais conhecimento ao seu dia a dia, com dicas e tutoriais para que possa extrair o máximo de seus dispositivos e aplicativos.

Hoje, dando sequência a esse quadro diário, apresentamos mais uma dica; dessa vez, para usuários de Android! Aprenda a seguir como ativar ou desativar o recebimento de notificações dos seus apps no sistema do robozinho.

Como controlar as notificações no Android

Com uma quantidade estrondosa de aplicativos instalados, de redes sociais a jogos e lojas virtuais, o recebimento frequente de notificações é quase que uma constante e pode – naturalmente – atrapalhar o seu dia, tirando a sua concentração.

Nesses casos, desativar as notificações de pelo menos alguns desses apps pode ser uma excelente opção; até para que você possa focar no que realmente importa, como mensagens de um amigo ou ente querido, ou avisos importantes.

Basicamente, o Android permite alterar o recebimento dessas notificações de três formas diferentes:

Das formas destacadas, apenas a primeira e a última das opções permite ativar o recebimento de notificações de um determinado aplicativo. Logo, se esse for o seu intuito, já sabe quais das categorias abaixo seguir.

Sem mais delongas, confira os detalhes de cada um dos métodos destacados. É válido lembrar que o caminho descrito abaixo pode variar de acordo com o fabricante do seu dispositivo e das modificações que ele fez no sistema. De qualquer forma, devem te dar uma boa indicação de como prosseguir.

Nas configurações do Android

  • Acesse o aplicativo de Configurações.
  • Toque em Notificações.
  • No novo menu, toque em Configurações do app.

  • No menu suspenso, selecione a categoria do app a ser exibida.
  • Desative ou ative as chaves ao lado do nome de cada aplicativo para selecionar quais deverão, respectivamente, enviar ou não notificações.
  • Para acessar opções avançadas das notificações, toque no nome do aplicativo desejado. Em seguida, desative ou ative as chaves dos itens que são do seu interesse, selecionando quais alertas deverão ou não acontecer.

Em uma notificação (ao deslizar a tela)

  • Deslize a tela de cima para baixo para exibir o painel de notificações.
  • Toque na notificação desejada e a mantenha pressionada para abrir mais opções.
  • Para desativar o recebimento, toque em Desativar notificações ou desative a chave exibida ao lado do nome do app.
    • Caso queira apenas alterar a forma de recebimento da notificação, selecione entre as opções Padrão, com som e/ou vibração, Silenciosa, sem alertas, ou Prioritária.
    • Para acessar mais opções de notificações, toque no ícone de engrenagem.

No aplicativo em questão

Além das opções acima, que contemplam basicamente os menus de configuração do Android, alguns aplicativos permitem que você controle as suas notificações através de um menu de ajustes interno. Em alguns casos é possível escolher a regularidade das notificações e até mesmo o som que emitem.

No entanto, como não há um padrão para acessar esse menu quando ele é presente, não temos como destacar um passo a passo. Para fazer as mudanças desejadas, abra o aplicativo de interesse e procure pelo menu de configurações do app.


2

Comentários

TC Ensina: como ativar ou desativar as notificações no Android
  • Opa, tem um aplicativo que estou tentando reativar as notificações, porém nada do que eu faço permite. Essa "chavinha" que desliza pra ativar as notificações, ela aparece, mas não consigo deslizar para ativar, alguém pode me ajudar?

      • Indo no próprio app dá pra desativar não precisava tudo isso.

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista