LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nova API do Google ARCore vai oferecer a realidade aumentada que sempre sonhamos

10 de dezembro de 2019 6

Por muitos anos a realidade aumentada (RA ou AR, na sigla em inglês) esteve presente na indústria cinematográfica antes de chegar aos consumidores como eu e você. E embora ela seja muito popular atualmente, existe ainda muitos problemas que precisam ser resolvidos para que a experiência torne-se ainda mais imersiva, e um dos passos mais importantes para isso acaba de ser dado pelo Google.

Com a nova Depth API do ARCore (que está sendo renomeado para Google Play Services for AR) os smartphones poderão entender ainda melhor o ambiente ao seu redor, mapear os móveis com maior precisão, melhorar a física e, finalmente, oferecer distinção entre primeiro plano e segundo plano.


Objetos em realidade aumentada podem ser ocultos total ou parcialmente graças a nova API do Google.

No GIF acima você pode conferir um exemplo exibido pelo Google: vemos uma pessoa segurando o smartphone e jogando um título em realidade aumentada, algo perfeitamente aceitável nos dias atuais. Entretanto, ao se esconder do robô em realidade aumentada, o móvel acaba cobrindo-o na tela como aconteceria no mundo real.

Esse mapeamento e informações sobre profundidade de campo no uso da realidade aumentada permitirá que objetos sejam ocultados de forma parcial ou completa, algo que não acontecia até agora.


Mapeamento de profundidade funciona de forma semelhante ao utilizado para aplicar Modo Retrato em fotos.

A API utiliza um algorítimo similar ao que produz o modo retrato em fotografia: mapeando o ambiente e permitindo que o software entenda distância e o que está mais próximo ou mais longe da câmera. Dependendo do movimento do smartphone, o cenário de realidade aumentada ao fundo acaba escondido.

Os desenvolvedores podem integrar a nova tecnologia nos seus projetos - seja jogos ou aplicativos - a partir de hoje, e alguns produtos do Google já estão sendo atualizados com a novidade.


Primeiro experimento já está disponível em smartphones compatíveis com ARCore.

Já temos o primeiro exemplo liberado para todos os smartphones com suporte ao ARCore: basta você pesquisar por "gato" no Google utilizando seu celular, selecionar a opção "veja em 3D" e depois "veja no seu espaço". Caso seu smartphone não oferecer suporte para ARCore então a segunda opção não estará disponível.

Além do Google, outra aplicação que tira vantagem do mapeamento espacial e da oclusão de objetos da realidade aumentada que já está disponível é a Houzz, que permite visualizar móveis na sua casa com uso da realidade aumentada.

Mais novidades como jogos e aplicações que utilizam toda a capacidade do mapeamento da API ainda devem surgir nos próximos meses e deve ser uma grande atração do Google para sua próxima conferência para desenvolvedores, então fique atento ao TudoCelular pois estaremos de olho em todas as principais novidades.


6

Comentários

Nova API do Google ARCore vai oferecer a realidade aumentada que sempre sonhamos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2