
06 Abril 2025
13 de janeiro de 2025 6
Atualização (13/01/2025) - GS
Durante a CES de 2020, a Dell apresentou o Concept UFO, o conceito de um computador portátil com foco em games bem similar ao ROG Ally da ASUS que temos atualmente.
Desde então, a empresa não deu segmento no conceito e o produto nunca viu a luz do dia, mas durante a CES 2025, a empresa parece ter confirmado que desistiu do lançamento, ainda que continue estudando a possibilidade de entrar no mercado de computadores portáteis com foco em games.
Em uma coletiva de imprensa na CES 2025, o Indian Express relatou uma conversa com Matt McGowan, gerente geral da Dell, que elogiou o Nintendo Switch por sua liderança no mercado de portáteis ao apresentar um design leve e fornecer uma “experiência perfeita” em termos de jogos e software.
Ao comentar sobre dispositivos portáteis como o Steam Deck OLED, o executivo acredita que os PCs portáteis não “atendem a todos os fatores propostos pelo Switch”. Ele então faz uma espécie de comentário indireto, afirmando que eles “fazem um bom trabalho”, antes de afirmar que não está satisfeito com isso.
Para completar, McGowan desmente a possibilidade de um portátil Alienware usando o formato atual. Ele reconhece que “as pessoas estão dispostas a aceitar essas deficiências” em sistemas como o Asus ROG Ally e o Lenovo Legion Go, mas afirma que “não é um passo que estamos dispostos a dar ainda”. McGowan completa o comentário com uma piada, sugerindo que a empresa não quer dizer “Ei, consumidor, isso é bom o suficiente, certo?” ao mesmo tempo que apresenta um PC portátil equivalente às opções atuais.
Apesar do banho de água fria, a empresa não descarta a possibilidade de lançar seu próprio dispositivo, mas parece que eles esperam por um amadurecimento do mercado para lançar o produto ideal.
Você concorda com a opinião do executivo da Dell?
Texto original - 07/01/2020
E se o Nintendo Switch fosse um computador portátil rodando Windows 10 e toda a massiva biblioteca de jogos da Steam, Nuuvem, Origin ou qualquer outra loja disponível para PC? Bom, essa pergunta agora já possui uma resposta graças anúncio da Alienware.
A divisão gamer da Dell acaba de apresentar na CES 2020 o Concept UFO, um projeto de computador portátil que roda qualquer game disponível no Windows 10 e tem formato semelhante ao console da Nintendo, incluindo até mesmo os controles laterais e um corpo compacto que pode te acompanhar em qualquer lugar.
A Alienware não divulgou muitos detalhes sobre o hardware do dispositivo, então não sabemos qual é o processador do Concept UFO, ou placa gráfica ou qualquer outras especificações internas. As poucas informações disponíveis incluem o peso de 900 gramas, a tela de 8 polegadas e o display com resolução de 1200 pixels.
Embora pareça baixa para os padrões gamers atuais, não existe necessidade de um dispositivo tão compacto como o Concept UFO de oferecer uma tela de 8 polegadas com resolução Full HD, Quad HD ou 4K: além de necessitar de mais poder de processamento, a bateria se esgotaria ainda mais rapidamente.
E por falar em bateria, a Alienware não divulgou detalhes sobre este que pode ser o ponto mais crucial do seu computador portátil. Sabemos que o Nintendo Switch oferece uma média entre 2,5 horas a 6 horas dependendo do jogo que está sendo executado, e isso com um software proprietário e jogos desenvolvidos para o próprio console.
Com o Concept UFO o problema fica para o gerenciamento de energia do Windows 10 e os diferentes jogos que vão desde o insano e até hoje histórico Crysis 3 a títulos casuais que praticamente não gastam bateria. Com isso, é necessário aguardar informações e detalhes oficiais da própria Alienware.
Bem como o Switch, existem duas formas para utilizar os controles do Concept UFO: é possível montá-los nas laterais do corpo do computador portátil, oferecendo uma experiência semelhante ao console da Nintendo, ou optar pelo formato tradicional, onde cada um dos dois controles são retirados do corpo principal e podem ser unidos em um suporte dedicado.
Assim como os detalhes de hardware e bateria, a Alienware também não revelou informações a respeito do preço ou da data de lançamento do projeto que, como o próprio nome já afirma, ainda é apenas um conceito.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários