LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Acessibilidade: Android agora tem teclado para deficientes visuais digitarem sem acessórios

09 de abril de 2020 0

A acessibilidade sempre foi um ponto importante na tecnologia. Diversas soluções são criadas diariamente para facilitar a vida dos portadores das mais diversas diferenças para que haja igualdade para todos no acesso ao mundo conectado. Exemplos disso são os controles adaptáveis da Logitech para Xbox e o rastreamento ocular do Windows 10, que existe desde 2017.

Hoje mais um recurso de acessibilidade chega ao Android. É um teclado que faz parte da suíte de acesso do sistema que foi atualizada e é capaz de funcionar sem qualquer acessório, o que é bastante impressionante quando falamos de braille, que é destinado a deficientes visuais. Para funcionar, o teclado precisa de um celular com Android 5.0 ou mais recente, apenas isso.

Teclado em braille no Android

O teclado utiliza um layout de 6 teclas que foi criado em colaboração com usuários e desenvolvedores de soluções em braille, dessa forma, ele deve ser totalmente familiar para aqueles que já conhecem essa linguagem. O Google explica o funcionamento da seguinte forma:

"Ele usa um layout padrão de 6 teclas e cada tecla representa um dos 6 pontos em braile que, quando tocados, fazem qualquer letra ou símbolo. Para digitar um "A" você pressionaria o botão 1 e digitaria um "B", os botões 1 e 2 juntos."

O teclado também utiliza gestos para deletar letras, palavras, adicionar uma nova linha ou enviar um texto. O teclado já está disponível integrado na última versão da suíte Talkback do Android. Basta ativá-la apertando as duas teclas de volume por 3 segundos ou verificando as instruções na página de ajuda do Google.

Por enquanto o teclado braille só está disponível em inglês, mas deve estar disponível em português em breve, já que a página de suporte já está ativa em nosso idioma.


0

Comentários

Acessibilidade: Android agora tem teclado para deficientes visuais digitarem sem acessórios
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 22.013 mortes em 347.398 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Samsung

Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Maio 2020

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular