LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Serviço do Detran-SP permite a emissão online do licenciamento de veículos; veja como fazer

15 de setembro de 2020 5

Os motoristas paulistas já contam com uma nova comodidade para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – ou CRLV – que é a possibilidade de solicitá-lo totalmente online, por meio de alguns portais oficiais de órgãos públicos.

Criado para ampliar a digitalização de seus principais serviços, a emissão online da CRLV pode ser feita pelos sites oficiais do Poupatempo, Detran-SP ou Denatran ou por meio dos aplicativos Carteira Digital de Trânsito ou Poupatempo Digital, cujos links para download serão disponibilizados no final deste artigo.

O primeiro passo para a solicitação é quitar todos os débitos pendentes, como multas, IPVA ou o seguro DPVAT. Além disso, deve ser paga a taxa de licenciamento do veículo, que pode ser paga em várias agências bancárias ou até mesmo por meio de alguns aplicativos de bancos para celular.

Depois de quitados todos os débitos, basta procurar pelo serviço “Licenciamento Digital” em algum dos sites ou aplicativos citados acima e seguir as orientações em tela. Pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, o procedimento é bem simples: basta clicar em “Veículos”, selecionar o modelo do carro e clicar em “Baixar CRLV Digital”, na parte inferior da tela. Após isso, aparecerá um ícone verde abaixo do nome do veículo e é só clicar nele para acessar o documento digital, que ainda pode ser exportado para PDF para uma futura impressão.

O CRLV é o documento oficial que deve ser portado para a condução de automóveis em vias públicas em todo o Brasil. As emissões, no entanto, devem seguir um calendário já definido pelo Detran-SP, conforme imagens abaixo. O motorista ainda pode optar por imprimir o arquivo gerado, mas ele deve ser impresso em folha A4 com tinta preta.

Imagem: calendário para licenciamento de veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque
Imagem: calendário para licenciamento de caminhões

É importante destacar que os veículos são proibidos de circular sem a CRLV a partir do primeiro dia do mês seguinte ao prazo previsto para emissão, ou seja, se o prazo para emissão for em setembro, a partir de 01 de outubro os automóveis não podem mais circular pelas ruas.

Vale lembrar que o cadastro no aplicativo CNH Digital, ou Carteira de Trânsito Digital, pode ser feito direto pelo celular sem precisar comparecer ao Detran.

Carteira Digital de Trânsito

Desenvolvedor: SERPRO

Preço: grátis

Tamanho: varia de acordo com a plataforma

Poupatempo Digital

Desenvolvedor: PRODESP - Cia de Proc. de Dados do Estado de SP

Grátis

Tamanho: 37MB


5

Comentários

Serviço do Detran-SP permite a emissão online do licenciamento de veículos; veja como fazer
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista