
Tech 18 Set
Às vezes os seus dados não estão seguros nem mesmo quando você toma todas as precauções possíveis: o Detran do Rio Grande do Norte deixou escapar as informações de 70 milhões de carteiras de habilitação do país. Basicamente a totalidade de CNHs emitidas.
Ficaram disponíveis dados como CPF, endereço completo, telefone de contato, categoria da carteira, foto 3x4, documento de RG, data de nascimento, sexo e idade. Ou seja, informações extremamente sensíveis e suficientes para a aplicação de golpes de phishing sofisticados.
Quem encontrou esse grave problema de segurança foi um pesquisador de segurança que se debruçou nesses dados durante três meses. Claro, o Detran-RN foi notificado antes do problema se revelado publicamente, e a página que causou o problema não fornece mais nenhum tipo de informação pessoal sobre as habilitações.
Em nota o Detran informou que a equipe de informática tomou ciência do problema e já promoveu a correção da brecha que permitiu o vazamento. O órgão informa ainda que os cidadãos não precisam se preocupar com esse episódio pois a falha não permitia alteração de dados cadastrais de qualquer tipo.
Um procedimento administrativo apurará o fato ocorrido.
Vale lembrar que há algumas semanas um leilão em fóruns da internet colocou à venda informações sensíveis de aproximadamente 90 milhões de cidadãos brasileiros. Não é possível, ao menos ainda, correlacionar aquele episódio com este.
E você, sente que seus dados estão seguros com o governo e suas agências organizacionais? Conte para a gente nos comentários!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários