
Asus 06 Out
22 de outubro de 2020 5
A Nvidia GeForce RTX 3090 é hoje a GPU gamer mais poderosa do mercado. Com especificações monstruosas, incluindo mais de 10 mil núcleos CUDA e generosos 24GB de VRAM GDDR6X, a nova campeã da Nvidia é vendida não apenas para jogadores entusiastas, como ainda para os chamados "Prosumers", que utilizarão o poder de fogo da placa em cenários profissionais.
Mirando justamente no público profissional, a Puget Systems, empresa que desenvolve uma série de benchmarks para programas como o Adobe Photoshop e Adobe Premiere, reuniu nada menos que quatro RTX 3090 para analisar a forma com o que o poder de processamento da GPU escala de acordo com o número de placas em um sistema. O sistema NVLink não foi utilizado - as GPUs se comunicaram através da conexão PCI-E, método habilitado em apps profissionais.
Acompanhando as quatro Gigabyte GeForce RTX 3090 Turbo Edition, que utiliza fans no estilo blower, estavam um processador Intel Xeon W2255 de 10 núcleos e 20 threads, 128GB de RAM DDR4 a 3200MHz e um par de fontes EVGA com 1600W de potência cada. Para os testes, foram utilizados os benchmarks OctaneBench, V-Ray Next, Red Shift e PugetBench for DaVinci Resolve, da própria Puget Systems.
Como era de se esperar, uma única RTX 3090 já apresenta resultados bastante impressionantes. Quatro delas, no entanto, são capazes de escalar o desempenho de maneira praticamente perfeita, atingindo números 4 vezes maiores do que a configuração com uma GPU. Apesar de óbvio, é muito difícil atingir a escalabilidade perfeita, portanto o feito é digno de nota.
Os ganhos em performance, no entanto, tem alguns contras bastante significativos, sendo o consumo o primeiro deles. Sem qualquer modificação, o sistema com quatro placas atinge impressionantes 1717W. Com a adição de uma segunda fonte, a eficiência acaba aumentando, e esse consumo é reduzido em até 75W. O melhor cenário, no entanto, é limitar o consumo de cada RTX 3090 a 300W - nenhma perda de desempenho perceptível foi notada, e o consumo foi cortado em 100W, atingindo os 1600W no total.
O outro ponto negativo é o enorme ruído gerado pelas GPUs. Apesar de conseguirem se manter em uma boa temperatura considerando os testes e o setup, com 80ºC em média, cada uma manteve seus fans rodando entre 80% e 90% de capacidade. A Puget Systems gravou um vídeo demonstrado o barulho, que você confere abaixo:
Vale reforçar que o cenário testado refere-se exclusivamente a aplicações profissionais, e não se reflete em jogos, infelizmente. Mesmo que esse fosse o caso, a conexão em games teria de ser realizada via NVLink, que está limitado a apenas duas GPUs, o que por si só já demanda um investimento extremamente alto.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários