LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nvidia GeForce RTX 3090 é lançada mirando entusiastas e "prosumers"; veja reviews e detalhes

24 de setembro de 2020 2

A Nvidia anunciou no início do mês sua nova linha de GPUs GeForce RTX 3000, composta pela RTX 3070, pela RTX 3080 e pela monstruosa RTX 3090. Oferecendo ganhos de performance entre 20% a 70% quando comparadas às suas antecessoras da família RTX 2000, a série de placas baseada na arquitetura Ampere estreou no mercado na semana passada, com a chegada oficial da RTX 3080 às lojas.

Hoje, chegou a vez da RTX 3090 dar o ar de sua graça aos jogadores mais afortunados. A placa acaba de ser disponibilizada oficialmente em diversos países do mundo, incluindo no Brasil, onde apenas modelos customizados serão oferecidos, com preços que começam a partir de 11.500 reais.

Para aqueles que não têm acompanhado a família Ampere, a Nvidia GeForce RTX 3090 vem equipada com o chip GA102, mesmo presente na RTX 3080, mas completamente habilitado, o que resulta em espantosos 10.496 núcleos CUDA, para um total de 28 bilhões de transistores. Em comparação, a RTX 2080 Ti, antiga campeã de jogos da série Turing, conta com 4.352 núcleos CUDA, em um total de 18,6 bilhões de transistores.


O chip avantajado é acompanhado de 24GB de VRAM GDDR6X, novo tipo de memória com tecnologia de correção de erros que opera em uma interface de 384-bit para transferir 936GB/s de dados. A GPU conta com clock base de 1395MHz e boost de 1695MHz, mas pode acabar operando a velocidades ainda mais altas dependendo das temperaturas. Tudo isso resulta em um gasto energético estimado de 350W, exigindo uma fonte potente para suportá-la.

Em resumo, os números absurdos resultam em performance ainda mais impressionante. A RTX 3090 já é capaz de rodar um bom número de títulos em resolução 8K a 60 FPS, ainda que dependa do DLSS 2.1 na maioria dos casos. Ainda assim, como indicam os reviews lançados hoje, bem como os próprios testes divulgados pela Nvidia, a GPU pode decepcionar quem busca ganhos expressivos em relação à RTX 3080.


Rodando jogos em resolução 4K, a RTX 3090 é cerca de 10% a 15% melhor que sua irmã mais modesta, mas custando duas vezes mais. Diante disso, é difícil recomendá-la para quem pretende apenas jogar, especialmente em resoluções abaixo do 4K.

Isso, no entanto, não quer dizer que a poderosa placa é um total fracasso. Como afirmou Jensen Huang, CEO da Nvidia, durante a conferência de lançamento, a RTX 3090 possui "DNA de Titan", o que quer dizer que usuários profissionais devem ser os principais beneficiados com as robustas especificações oferecidas.


De fato, a RTX 3090 se mostra uma opção interessante para modeladores 3D, animadores e outros profissionais que trabalham com softwares como Blender, Autodesk Maya e Cinema 4D, com a placa apresentando até 23% mais performance que a RTX 3080, e impressionantes 50% melhor desempenho que a Titan RTX, 1000 dólares mais cara que a RTX 3090. Dessa forma, os veículos especializados concluem que a RTX 3090 é um excelente negócio, desde que você seja o consumidor certo. Confira algumas análises:

No entanto, caso veja benefícios em comprar a RTX 3090 por motivos profissionais, ou mesmo por buscar o que há de melhor disponível no mercado, pode ser que demore um pouco até que seja possível adquiri-la. A Nvidia já confirmou que haverá problemas de disponibilidade nas primeiras semanas, de modo similar ao ocorrido no lançamento da RTX 3080. No momento da publicação desse texto, nenhuma varejista brasileira contava com a placa em estoque. Nos resta aguardar por novidades.

E você, leitor? O que achou da RTX 3090? Conte pra gente nos comentários!


2

Comentários

Nvidia GeForce RTX 3090 é lançada mirando entusiastas e "prosumers"; veja reviews e detalhes
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista