
Jogos 03 Fev
05 de fevereiro de 2021 19
Control é o mais recente game da Remedy Entertainment, estúdio responsável pelo popular Alan Wake e pelo fascinante Quantum Break, sendo inclusive estabelecido no mesmo universo de ambos. Aproveitando o lançamento dos consoles de nova geração, o título acaba de receber uma Ultimate Edition, que habilita nos poderosos PS5 e Xbox Series X modos de 60 FPS ou Ray Tracing.
Conforme testado pelo canal Digital Foundry, conhecido pelas análises técnicas de desempenho em jogos, Control: Ultimate Edition mantém exatamente as mesmas configurações gráficas em ambos os consoles, com uma quase imperceptível vantagem do PS5 em estabilidade da taxa de quadros, em virtude de um erro que será corrigido em um futuro patch para o Xbox.
No entanto, o canal voltou mais uma vez ao game nesta sexta-feira para exibir um comparativo curioso. Conforme explica Alex Battaglia, host do novo vídeo, um espectador do Digital Foundry descobriu que o modo foto do game da Remedy consegue manter a qualidade gráfica do modo Ray Tracing ao mesmo tempo em que destrava a taxa de quadros. A novidade é perfeita para testar com mais precisão a diferença entre PS5 e Xbox Series X, considerando que ambos contam com as mesmas especificações gráficas.
O modo Ray Tracing de Control é reproduzido em 1440P nativo com texturas, reflexões globais e Screen Space Reflections no médio e o restante das configurações no Low. Tanto o console da Sony quanto o da Microsoft conseguem manter a trava de 30 FPS, mas novamente há leve vantagem do PS5 em virtude de um bug.
No entanto, com a taxa de quadros destravada através do modo foto, a situação muda de figura. Os dados do Digital Foundry mostram vantagem significativa do Xbox Series X, que em boa parte do tempo mantém a taxa de quadros na casa dos 50 FPS, enquanto o PlayStation 5 se mantém na casa dos 40 FPS. Há momentos que fogem à regra, como "o corredor do apocalipse", em que ambos se mantém a 33 FPS, ou ainda outros em que o Xbox atinge os 60 FPS.
Em média, o Xbox Series X consegue apresentar performance 16% superior ao PS5, o que corresponde aos cerca de 1,8 TFLOPs extras, além da largura de banda maior e GPU mais robusta do console da Microsoft. O vídeo questiona ainda se um modo Ray Tracing a 1080P não levaria ambos aos 60 FPS, mas infelizmente sua implementação não é tarefa fácil, considerando que a Remedy é um estúdio pequeno. Você pode conferir o comparativo na íntegra a seguir:
Control: Ultimate Edition está disponível para PC, PS4, Xbox One, PS5, Xbox Series X e S com preços que partem dos R$129. Caso seja assinante da PlayStation Plus, o game está sendo oferecido gratuitamente no mês de fevereiro.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários