18 Agosto 2021
Atualização (29/06/2021) - GS
Há alguns dias, foi revelado que a Apple está adotando novas medidas legais contra pessoas que divulgarem informações vazadas de produtos não revelados oficialmente.
Ao que parece, a gigante de Cupertino está intensificando ainda mais suas medidas de segurança, já que algumas fontes afirmam que a empresa fará com que alguns de seus funcionários usem câmeras corporais de "uso policial", como uma forma de evitar o vazamento de informações.
De acordo com o Front Page Tech, nem todos terão de usar o dispositivo de segurança, “A empresa adotou essa medida drástica para evitar que segredos de mercado caiam nas mãos dos leakers”.
Ao que parece, somente os funcionários com acesso restrito aos novos dispositivos terão de usar as câmeras, mas não sabemos quantas câmeras cada funcionário terá de usar.
Por mais que isso dificulte o vazamento de informações, nada impede que alguns funcionários memorizem números ou dados de um documento e os divulguem anonimamente. A diferença é que agora ficará mais difícil comprovar a veracidade das informações.
Você acha que isso é certo ou é invasivo demais?
Texto original - 25/06/2021
A Apple contratou uma firma de advocacia para enviar cartas a alguns vazadores na China, entre eles, DanRui e outro popular leaker chamado Kang.
Na carta enviada, a gigante de Cupertino alerta sobre a divulgação de informações envolvendo produtos ainda não lançados e como isso prejudica a empresa, levando não só consumidores a desistirem de compras como também rivais a terem acesso a informações confidenciais.
Kang é um dos que divulgaram diversas datas de vazamentos de produtos da maçã antes dos dias oficiais serem lançados, o que estimulou uma mudança no comportamento de compra de vários deles.
Apple sent a lawyer's letter to the leaker in China.
— DuanRui (@duanrui1205) June 24, 2021
Apesar de nunca ter publicado fotos de produtos não lançados, o vazador está na mira da maçã que, inclusive, citou indiretamente outro conhecido leaker, o L0vetodream.
Isso porque a empresa de Tim Cook afirmou que "sonhos" e "adivinhações" envolvendo produtos não lançados também seriam considerados como vazamento, pois ainda violam mecanismos de confidencialidade.
Tendo dito isso, Kang alertou a outros blogueiros e leakers para o ocorrido e, pelo que parece, os que decidirem continuar a divulgar informações não autorizadas vão correr riscos de serem processados.
Agora vai ficar difícil ter informações antecipadas dos produtos da maçã – possivelmente, muitos vazadores deixarão de publicar conteúdo sobre produtos vindouros ou deverão diminuir consideravelmente a frequência com que os vazamentos são postados.
Comentários