LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xiaomi Mi 11 Lite 5G ganha análise de câmeras e supera iPhone SE e Galaxy A52 no ranking do DxOMark

09 de julho de 2021 3

A tradicional versão “lite” de um smartphone costuma abrir mão do desempenho de hardware para oferecer uma alternativa mais avançada que os intermediários com um preço reduzido. O Xiaomi Mi 11 Lite 5G, lançado em março, pode não embarcar o chipset Qualcomm Snapdragon 888 do Mi 11, mas não desaponta em termos de fotografia.

O DxOMark realizou uma série de testes com as lentes desse smartphone e publicou os resultados nesta sexta-feira (09). Comparado a adversários de renome nesse segmento, o modelo chinês obteve grande destaque e atingiu a 2ª posição no ranking de celulares intermediários premium, empatando com o Google Pixel 4a.

Vale lembrar que o Mi 11 Lite 5G é equipado com um sensor principal de 64 MP com abertura de lente f/1.79; um sensor de 8 MP para a lente ultrawide; e um sensor de 5 MP para a lente macro. Esse conjunto conta com flash LED e é capaz de gravar em até 4K em 30 FPS ou até 1080p em 60 FPS.

O smartphone se encontra em posições acima de rivais como o OnePlus Nord, iPhone SE, realme 8 Pro e Samsung Galaxy A52 5G no ranking global. Desta forma, a família Mi 11 não impressiona apenas nessa categoria, mas também é líder mundial em fotografia graças ao Mi 11 Ultra.

Prós e contras

Os engenheiros destacam a versatilidade denotada pela boa exposição de rostos em diferentes condições de luz, inclusive em cenas com iluminação de fundo. A fidelidade de cores também pode ser citada entre as vantagens, que também incluem bom controle de ruído em condições desfavoráveis e precisão de detalhes em vídeo.

Por outro lado, o zoom digital leva a uma perda significativa de detalhes em comparação aos rivais e apresenta subexposição em capturas noturnas com modo de flash automático. Além disso, o controle de ruído destacado entre as vantagens parecem estar limitadas à fotografia — em vídeos, esse problema pode estar expressivo.

Amostras de imagem

Nas amostras abaixo, foram comparados os resultados das capturas do Mi 11 Lite 5G, Pixel 4a e Galaxy A52 5G, respectivamente. O smartphone chinês processou tons rosados em excesso, enquanto o sul-coreano manteve a melhor fidelidade.

Ao analisar a precisão do autofoco em imagens capturadas em point-and-shoot, foi observado que há perda de foco para o plano de fundo, mas boa exposição do rosto da modelo. Passando para o Pixel 4a, a subexposição é notável, mas o foco permaneceu preciso.


Da esquerda para a direita: Mi 11 Lite 5G, Google Pixel 4a e Galaxy A52 5G.

O efeito bokeh entregue pelo sensor de profundidade não corre riscos no Mi 11 Lite 5G — embora seja assertivo ao separar a modelo do plano de fundo, o desfoque é leve. As amostras abaixo revelam que o smartphone do Google teve problemas para processar essa imagem. O Galaxy A52 5G, por sua vez, não ofereceu a melhor precisão.

Tomando a dianteira nesse quesito, o Mi 11 Lite 5G apresentou o melhor controle de ruído ambiente externo. O Google Pixel 4a teve o maior índice de ruído, embora preservasse mais detalhes. O Galaxy A52 5G pode ser comparado ao rival da Xiaomi, mas o excesso de azul é perceptível. Veja as amostras recortadas abaixo.


Da esquerda para a direita: Mi 11 Lite 5G, Google Pixel 4a e Galaxy A52 5G.

Amostras de vídeo

O Mi 11 Lite 5G tem boa estabilização digital de vídeo, mas diferenças de nitidez entre os quadros corrigidos costumam ser visíveis. A renderização de cores é considerada agradável e precisa, mas em condições de baixa luz, pode desapontar pela forte presença de ruído. Veja nas amostras abaixo.

O smartphone chegou ao mercado global com o preço de US$ 399, isto é, cerca de R$ 2.098, se encaixando na mesma categoria que os rivais testados, além de ser mais acessível que o Galaxy A52 5G, por exemplo.

(atualizado em 17 de outubro de 2021, às 14:52)

3

Comentários

Xiaomi Mi 11 Lite 5G ganha análise de câmeras e supera iPhone SE e Galaxy A52 no ranking do DxOMark
Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas