LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TC Ensina: como evitar o rastreamento de apps no iPhone e aumentar a sua privacidade

10 de agosto de 2021 0

Se você nos acompanha em ritmo constante, muito provavelmente já percebeu que além de te manter informado, nós estamos sempre tentando acrescentar mais conhecimento a sua rotina, com dicas e tutoriais para que possa extrair o máximo de seus dispositivos, aplicativos e serviços.

Hoje, em mais um episódio desse quadro diário, apresentamos mais uma dica; dessa vez, para usuários do iOS! Aprenda a seguir como evitar o rastreamento de apps no seu iDevice, seja ele um iPhone, iPad ou iPod touch.

Como evitar o rastreamento de apps no iPhone

Introduzida no iOS 14, a possibilidade de evitar o rastreamento de apps é mais uma entre as muitas jogadas recentes da Apple para aumentar a privacidade dos seus usuários durante o uso dos seus dispositivos.

Essa funcionalidade impede, basicamente, que os desenvolvedores das aplicações sejam capazes de coletar suas informações fora dos limites do seu próprio aplicativo, vendo o que você busca na web ou os últimos lugares que visitou, por exemplo.

Assim, pelo menos em hipótese, esses desenvolvedores seriam incapazes de realizar um cruzamento mais extensivo de dados, associando todas as informações coletadas ao seu ID, montando um perfil completo sobre você.

Essas informações poderiam servir para melhorar sua experiência no app, mas também poderiam, se passadas para um corretor de dados, tornar a publicidade mais invasiva ou, no pior dos casos, se cair em mãos erradas, ser mais uma ferramenta para manipulação.

Com isso, a ferramenta implementada pela Apple no iOS 14 busca entregar nas mãos do usuário a possibilidade de gerenciar, por conta própria, como os aplicativos instalados poderão se comportar quanto ao rastreamento das informações. A seguir você confere como usar esse recurso.

  • Com o dispositivo desbloqueado, acesse o aplicativo de Ajustes.
  • Agora, deslize a tela para baixo e toque em Privacidade.

  • No novo menu, toque em Rastreamento.
  • Agora, ative a chave dos aplicativos que poderão fazer o rastreamento e desative a dos que não poderão.
  • Caso não deseje mais receber notificações para o rastreamento, desative a chave da opção Permitir Solicitações.
    • Se um app solicitar permissão para rastrear enquanto essa opção estiver desativada, será tratado como se você tivesse tocado em “Pedir ao App para Não Rastrear”.

Pronto, você aprendeu como gerenciar as opções de rastreamento no seu iDevice! Apesar das instruções terem utilizado imagens capturadas em um iPhone, o mesmo passo a passo pode ser seguido em um iPad ou iPod Touch (com algumas poucas modificações).

Apesar de alguns desenvolvedores citarem que o não rastreamento poderá impactar na usabilidade do seu app, em nossa experiência, bloqueando o rastreamento de todos os apps que chegaram a solicitar, não observamos nenhum tipo de falha, aumento de instabilidade ou qualquer coisa do tipo. Os anúncios, por outro lado, se tornaram um pouco mais genéricos.


0

Comentários

TC Ensina: como evitar o rastreamento de apps no iPhone e aumentar a sua privacidade
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista