
14 Setembro 2021
A Apple anunciou na tarde desta terça-feira (14) a nova geração do iPhone 13, smartphone que foi anunciado com diversas melhorias e mudanças se comparado com sua geração anterior, principalmente no design e hardware, pontos que receberam aprimoramentos na nova família de celulares da Apple, que conta com quatro variantes: iPhone 13 Mini, iPhone 13, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max.
As versões mais potentes contam com várias inovações e melhorias, incluindo avanços significativos no display, hardware e design, que receberam algumas alterações a fim de aprimorar a experiência de uso do telefone desde os modelos mais baratos aos mais caros.
Apesar do iPhone 13 Pro e Pro Max serem os mais recentes tops de linha da gigante de Cupertino ainda é válido ressaltar que o iPhone 12 Pro e Pro Max ainda contam com um hardware excepcional e capaz de suprir todas as tarefas do dia a dia, por isso continuam sendo uma alternativa viável.
A nova geração do iPhone chega trazendo alguns diferenciais estéticos se comparado com a geração passada, principalmente na parte frontal do smartphone, que no iPhone 13 Series exibe uma ligeira redução no entalhe que abriga a câmera frontal e demais sensores, como aproximação, por exemplo.
A tela também recebeu mudanças, sendo uma XDR OLED nos modelos iPhone 12 Pro e Pro Max, enquanto a nova geração ostenta um display com tecnologia Super Retina XDR OLED, sendo compatível com taxa de atualização de 120 Hz contra 60 Hz nos modelos lançados em 2020.
A proteção continua a cargo da certificação Ceramic Shield, que é capaz de proteger o display contra quedas ou arranhões. Quanto ao tamanho, o iPhone 13 Pro e Pro Max contam com uma tela um pouco menor, sendo de 6,06 polegadas e 6,68", enquanto seus irmãos mais velhos possuem 6,1" e 6,7", respectivamente.
A Apple aparentemente aprendeu com as críticas referentes a autonomia de bateria da geração passada e adicionou melhorias nos novos iPhones, incluindo uma bateria de maior capacidade e eficiência energética aprimorada devido ao novo processador A15 Bionic, que está presente em toda a família 13 Series.
Ainda sobre o processador, ele é fabricado com uma litografia de 5 nanômetros e oferece suporte ao 5G, tecnologia que também está presente nos iPhones 12 Pro e 12 Pro Max. A fabricante afirmou durante o evento de lançamento que a GPU integrada ao CPU é capaz de apresentar uma melhor performance gráfica, especialmente durante jogos ao ser combinada com a frequência de 120 Hz nativa da tela..
A memória RAM recebeu um upgrade de 2 GB, passando a ser 8 GB nos recém-lançados contra 6 GB dos antecessores, aprimoramento que deve contribuir para um melhor desempenho durante a execução do iOS 15.
Quanto ao armazenamento interno, a maçã confirmou os rumores e lançou variantes com 128 GB, 256 GB, 512 GB ou 1 TB de ROM nos novos iPhones, contra 512 GB de memória máxima na linha passada, no entanto mantendo a restrição contra cartões de memória, algo que é uma característica dos dispositivos da Apple.
O conjunto de câmeras é bastante semelhante, porém a o recente lançamento traz otimizações no pós-processamento das imagens, além de incluir novos modos de gravação de vídeo, como o 'cinematográfico', que consegue focar automaticamente em dois objetos rapidamente.
No iPhone 13 a lente principal conta com um sensor maior capaz de fotografar com eficiência mesmo em locais com pouca luminosidade graças ao trabalho em conjunto do modo noturno com a câmera. A lente teleobjetiva apresenta um zoom óptico de 3 vezes e alcance de zoom óptico de 6 vezes em todo o sistema, o dobro da geração anterior.
Outra novidade interessante é a implementação da estabilização óptica com deslocamento físico do sensor, garantindo vídeos nítidos e sem tremulações. Por fim, vale ressaltar que o iPhone 13 conta com um sensor macro capaz de focar em objetos localizados a uma distância de 2 cm.
O que você achou dos novos iPhones? Acredita que a Apple inovou com esse lançamento? Conta pra gente, comente!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários