
Lançamentos 29 Mar
29 de março de 2022 10
Na última terça-feira (29), a Sony finalmente anunciou seus novos serviços por assinatura para o PlayStation, que depois de serem trabalhados por um período sob o codinome de Project Spartacus, acabaram sendo revelando como apenas uma nova versão da conhecida PlayStation Plus.
Conforme indicavam muitos rumores, o novo serviço, que conta com diferentes níveis de assinaturas, é, na verdade, uma junção entre a PS Plus e a PS Now, serviço de streaming da Sony que só estava disponível em alguns países.
Acontece que nem todos poderão usufruir de todos os níveis do serviço, incluindo os brasileiros, e embora a empresa tenha criado um nível especial para os países em que o PS Now não estava disponível, isso pode resultar em uma diminuição no catálogo de jogos disponíveis.
Caso você esteja confuso, decidimos "destrinchar" melhor o anúncio oficial e explicar o que deve acontecer.
Lançado em 2014, o PS Now era uma plataforma por assinaturas que permitia o streaming de jogos em nuvem em dispositivos compatíveis, incluindo televisores da linha Bravia e PCs. Além disso, os assinantes também tinham a opção de baixar os jogos em seus consoles PlayStation, sem a necessidade de uma conexão com a internet para jogar.
O serviço contava com um amplo catálogo, incluindo títulos mais recentes e clássicos do PlayStation 2 e PlayStation 4.
Durante o período em que o serviço esteve no ar, a Sony o expandiu apenas para o Japão e alguns países da Europa e Canadá, o que gerou reclamações de diversos usuários ao redor do mundo, que ansiavam por seu lançamento.
Com a mudança na PS Plus e a fusão dos dois serviços, jamais teremos o lançamento do PS Now por aqui, e isso deve impactar diretamente o catálogo do novo serviço.
Com o anúncio dos novos níveis de assinaturas da PlayStation Plus, a Sony também esclareceu os benefícios contidos em cada nível, mas o grande problema é que nem todos poderão usufruir do nível Premium, o mais caro de todos.
Alguns dos conteúdos do nível Premium só estarão disponíveis nos mercados em que o PlayStation Now já estava disponível, o que significa que o Brasil não se enquadra nisso.
- Jogos para PS3 disponíveis via streaming na nuvem;
- Oferece acesso a streaming na nuvem para os jogos do PlayStation original, PS2, PSP e PS4 oferecidos nos níveis Extra e Premium nos mercados onde o PlayStation Now está disponível atualmente. Os clientes podem fazer o streaming dos jogos usando os consoles PS4 e PS5, bem como no PC.
Para resolver esse problema, a Sony anunciou o nível PlayStation Deluxe, mas mesmo ele não deve vir tão completo quanto muitos esperavam.
Embora a Sony não tenha revelado os catálogos de cada nível do serviço, certamente podemos esperar que eles sejam diferentes em cada país. Basta tomar a Netflix e outras plataformas de streaming como referência.
O maior problema é que como o nível Deluxe não contará com o streaming na nuvem, isso resulta em cortes drásticos no catálogo, a começar pelos jogos de PS3, que não serão incluídos de forma alguma, segundo a descrição oficial do nível.
Nos mercados sem streaming na nuvem, o PlayStation Plus Deluxe será oferecido a um preço inferior em comparação com o Premium e vai incluir um catálogo de famosos jogos clássicos das gerações do PlayStation original, PS2 e PSP para fazer download e jogar, bem como experimentação de jogos com limitação de tempo. Os benefícios dos níveis Essential e Extra também estão incluídos.
Com isso, podemos descartar grandes clássicos do PS3 como Infamous 1 e 2, Little Big Planet e tantos outros. O maior problema é que isso também deve afetar alguns jogos do PS2 que foram lançados em versão remasterizada para o PS3, incluindo até mesmo os aclamados God of War 1 e 2.
Como se isso não fosse ruim o bastante, alguns jogos do PlayStation original, PS2, PSP e PS4, que só podem ser acessados pelo streaming em nuvem, também devem ser removidos do catálogo da PlayStation Plus Deluxe, restando apenas os títulos que podem ser jogados via download.
Ainda é cedo para dizer o quanto o Deluxe será inferior ao nível Premium, mas é melhor nos prepararmos para o pior.
A esperança é de que a Sony lance o serviço por aqui com catálogos similares aos dos demais países, mas tendo em vista a disparidade de títulos disponíveis na PS Store, é preferível acreditar que os países em que o PS Now não estava disponível sairão em desvantagem.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários