
Lançamentos 28 Abr
28 de abril de 2022 9
O OnePlus 10 Pro é o primeiro da nova geração de celulares tops de linha da fabricante chinesa. Nesta quinta-feira (28), o modelo teve o desempenho de suas câmeras analisado pelo DxOMark, expondo os prós e contras das promissoras lentes do flagship.
Infelizmente, a pontuação geral de 127 atribuída ao OnePlus 10 Pro não foi suficiente para derrubar os rivais de outras fabricantes, como o Galaxy S22 Ultra (131 pontos), Xiaomi 12 Pro (131 pontos) e iPhone 13 (130 pontos). O salto geracional também não é surpreendente — o smartphone está apenas três pontos acima de seu antecessor, o OnePlus 9 Pro.
Os avaliadores do site afirmam que o OnePlus 10 Pro oferece bom desempenho em várias condições, exceto em ambientes escuros. Nesse caso, as cores e a exposição de objetos são comprometidas e entregam resultados inferiores a modelos mais antigos. Segundo o DxOMark, as câmeras performam “abaixo do esperado para um top de linha”.
Entre as vantagens, temos um bom nível de detalhes — em vários casos, superior ao iPhone 13 Pro — e amplo alcance dinâmico em cenas de alto contraste. O sensor de profundidade é preciso e contribui para bons resultados em modo retrato. Em vídeos, há boa estabilização e agilidade de foco automático.
Por outro lado, as cores deixam de ser um fator “pró” e passam a sofrer instabilidades em condições de baixa luz. O software não faz um bom trabalho ao processar imagens e causa problemas de fusão de elementos perceptíveis. Além disso, curiosamente, há um nível inferior de detalhes em vídeos com boas condições de luz e desequilíbrio de branco no escuro.
Nas amostras abaixo, é possível comparar fotografias capturadas pelo OnePlus 9 Pro ao seu antecessor e ao iPhone 13 Pro Max. Curiosamente, o OnePlus 9 Pro obteve o melhor equilíbrio de exposição — sem superexposição no rosto da modelo e subexposição no plano de fundo.
(Imagens: DxOMark)
Abaixo, o DxOMark avalia que o iPhone 13 Pro Max apresenta o melhor equilíbrio de branco, uma vez que os flagships da OnePlus trazem um ligeiro desvio para tons de rosa. Na mesma cena, o OnePlus 10 Pro se destaca pelo amplo alcance dinâmico que evita o efeito de “luz estourada” no céu. Veja:
(Imagens: DxOMark)
O desvio de cores é ainda mais perceptível em cenas com iluminação artificial. Enquanto o iPhone 13 Pro Max calibra a imagem para ligeiros tons de laranja, o OnePlus 10 Pro amarga com uma camada expressiva de tons de rosa.
(Imagens: DxOMark)
Outro problema encontrado na área de software é o reconhecimento “aleatório” de rostos. O OnePlus 10 Pro e 9 Pro priorizaram foco automático no rosto da modelo em segundo plano, causando forte perda de detalhes no rosto da modelo em primeiro plano. O iPhone 13 Pro Max, por sua vez, focou na pessoa mais próxima ao sensor.
(Imagens: DxOMark)
O OnePlus 10 Pro peca em entregar bom alcance dinâmico em vídeos, mas a estabilização faz um bom trabalho na atenuação de movimentos residuais.
O maior problema da lente, falta de equilíbrio de branco em diferentes condições de iluminação, é altamente perceptível no vídeo abaixo.
O OnePlus 10 Pro chegou ao mercado global com preços sugeridos a partir de £ 799, isto é, cerca de R$ 4.969. Suas especificações de câmeras incluem um sensor principal de 48 MP, uma lente grande-angular com sensor de 50 MP e uma lente teleobjetiva com sensor de 8 MP e zoom óptico de até 3,3x. A câmera frontal entrega 32 MP.
O que achou dos resultados? O OnePlus 10 Pro é uma boa opção para você? Comente!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários