
Google 27 Jul
01 de agosto de 2022 3
O Google Pixel 6a é a versão mais barata do celular top de linha da “gigante das buscas”, mas isso não significa que o modelo não é capaz de rivalizar com celulares renomados. Para colocar isso em prova, o DxOMark realizou testes de câmera e tela com o aparelho, mostrando que ainda é capaz de disputar com flagships da Apple e Samsung, por exemplo.
O site classificou as câmeras duplas do aparelho na categoria de "Ouro" com 130 pontos e sua tela na categoria de "Prata" com 86 pontos, reiterando que o Google realizou cortes de custos no celular para oferecê-lo a preços mais competitivos.
Confira a seguir os detalhes das avaliações de câmera e tela do DxOMark.
O site atribuiu a pontuação geral de 130 para as câmeras duplas do Pixel 6a. Isso significa que, apesar de seus cortes, o celular empatou com o iPhone 13 e iPhone 13 mini. Além disso, o sucessor do Pixel 5a foi capaz de superar o Galaxy S22 e S22 Plus, com 126 pontos.
De acordo com os testadores do DxOMark, o Pixel 6a oferece excelente qualidade em fotos e vídeos na sua faixa de preço, produzindo imagens com cores fiéis e boa exposição, além de um alcance dinâmico vantajoso em ambientes com boa iluminação. Além disso, a estabilização óptica permite que os vídeos sejam fluidos e quase livres de tremulação.
Por outro lado, há muito espaço para melhorias no zoom. Assim como o Pixel 6, a variante “a” não possui uma lente teleobjetiva para aproximação óptica, e seu sensor principal de apenas 12 MP dificulta a preservação de detalhes. Um certo nível de ruído pode ser percebido em todas as condições de iluminação.
Outro detalhe que impede pontuações mais altas para o Pixel 6a é a ausência de pré-visualização do efeito bokeh (modo retrato) antes de capturar uma fotografia. O mesmo problema ocorre com o Google Pixel 6 e Pixel 6 Pro.
Apesar das limitações, o celular ainda encosta na pontuação de 132 do Pixel 6. O Xiaomi 12 Pro e Galaxy S22 Ultra têm apenas 1 ponto de vantagem em relação ao Pixel 6a, que foi apresentado com preço sugerido de US$ 449 (cerca de R$ 2.339).
A tela do Google Pixel 6a é severamente afetada pela redução de custos, principalmente se comparada ao Pixel 6. Com pontuação geral de 86, o celular oferece “desempenho bem equilibrado, com boa renderização de cores e legibilidade”, segundo o DxOMark.
O destaque para sua legibilidade é restrito a ambientes internos, uma vez que o brilho pode não ser suficiente sob a luz solar e prejudicar a visualização do display. A precisão de toque também é evidenciada e tida como vantajosa para a jogatina, embora sua taxa de atualização seja reduzida de 90 Hz (conforme o Pixel 6) para 60 Hz.
A experiência em multimídia não melhora sua reputação e traz pouco destaque em vídeos HDR. Nesse cenário, mais uma vez, o brilho é insuficiente. É importante destacar que a tela do Pixel 6a utiliza a mesma tecnologia OLED do Pixel 6, que também apresenta essas falhas de reprodução, resultando em sua pontuação geral de 87.
O aparelho empatou com o iPhone SE 2022 e OPPO Reno 6 Pro, mas ainda conseguiu pontuar acima do iPhone 12 (85 pontos). Vale lembrar que os líderes dessa categoria são o iPhone 13 Pro Max (99 pontos), 13 Pro (98 pontos) e Honor Magic 4 Ultimate (95 pontos).
O Pixel 6a foi apresentado em maio durante o evento I/O 2022 com Google Tensor, chip de segurança M2 e outros recursos que buscam o melhor equilíbrio de custo e benefício. As vendas iniciaram oficialmente na última quinta-feira, dia 28 de julho.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários