LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Pesquisadores no Canadá usam HoloLens para fazer teletransporte holográfico internacional

09 de agosto de 2022 0

Sempre que hologramas são citados nos filmes e séries de ficção científica parecem estar numa realidade muito distante, mas isso pode mudar em breve. Em julho, pesquisadores da Western University, no Canadá, combinaram a tecnologia de uma câmera especial e o headset de realidade aumentada da Microsoft, o HoloLens, e conseguiram gerar o que tem sido citado como a primeira experiência internacional de teletransporte holográfico, o chamado holoporte.

O transporte foi feito entre as cidades de Huntsville, no estado americano do Alabama, e Londres, no estado canadense de Ontario. A câmera foi responsável por captar a imagem da pessoa que seria transformada em holograma no HoloLens de um receptor em um destino diferente do da imagem gerada.

O grupo de pesquisadores canadenses posa em frente a uma câmera holográfica especial usada na demonstração. Na parte inferior, há uma representação do que o participante no Alabama veria usando o HoloLens (Imagem: Western University/Reprodução)

O objetivo dessa inovação é estudar como esse tipo de tecnologia pode trazer facilidades para o cotidiano das pessoas, como, por exemplo, prestar assistência médica a distância com mais precisão. Esse tipo de teleconsulta facilitaria o diagnóstico de pessoas que estão em ambientes de difícil acesso. Os pesquisadores pretendem associar ao HoloLens biossensores capazes de monitorar a frequência cardíaca e a saturação de oxigênio, por exemplo.

De qualquer maneira, esse tipo de transmissão ainda carrega limitações para a medicina, visto que não garante o mais importante para alguns casos, que é o toque. Mas ela ainda assim pode facilitar muitos tipos de consultas.

Atualmente, a tecnologia custa mais de US$ 5 mil (aproximadamente R$ 25.500), mas em um projeto bem elaborado poderia trazer uma boa economia para os sistemas de saúde dos países em que for implementada. A Microsoft lançou o primeiro modelo de HoloLens em 2015 e seu sucessor, HoloLens 2, em 2019.

E você, o que achou da invenção? Acredita que os hologramas serão uma tendência nas teleconsultas? Deixe seu comentário!


0

Comentários

Pesquisadores no Canadá usam HoloLens para fazer teletransporte holográfico internacional
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2