
Curiosidade 01 Dez
08 de dezembro de 2022 6
A Anatel está esperando o parecer favorável da Procuradoria Federal Especializada, vinculada à AGU para fazer o bloqueio de IP baseado no uso mal intencionado do usuário. Essa informação vem direto de Moisés Moreira, que é conselheiro e vice-presidente do órgão regulador, que explicou a situação durante o 5x5 Tech Summit nesta quinta-feira (8):
A Anatel tem que ter a possibilidade de usar um sistema de monitoramento. A agência não precisa administrar o laboratório, mas precisa a ter acesso a tudo o que acontece para que haja a chancela por parte do poder público.
Segundo ele, esse aval se torna necessário porque a atuação da Anatel se limita à esfera da competência da Lei Geral de Telecomunicações. A partir disso, o vice-presidente ressalta que o órgão pode intervir com um bloqueio administrativo do IP caso o usuário faça um uso inadequado da rede.
Moreira acredita que essa medida pode ajudar no combate à pirataria, que assombra também países como o Canadá. Nesse sentido, vale lembrar do caso em que uma operadora de TV do país estava tentando impedir que os canais de IPTVs piratas fizessem a transmissão da Copa do Mundo.
Em abril deste ano, a Ancine se uniu com a Polícia Civil na realização de uma operação que teve como objetivo combater diversos sites de pirataria de TV por assinatura. No caso, a ação tornou possível cumprir mandados de busca e apreensão em diversos endereços na cidade do Rio de Janeiro.
De acordo com a Associação Brasileira de TV por Assinatura, 18,6% das casas no Brasil recebem sinal de TV clandestino. Portanto, o vice-presidente a Anatel visa tentar diminuir o índice de pirataria nessa categoria.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários