LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 11: Microsoft prepara recurso nativo para controlar iluminação RGB de mouses, teclados e mais

10 de fevereiro de 2023 0

A Microsoft está preparando um novo recurso que permitirá controlar luzes RGB — muito famosas em acessórios gamer — nativamente no Windows 11. Isso significa que os usuários não precisariam instalar software de terceiros para personalizar as cores, efeitos e outras características de iluminação de mouses, teclados, fones de ouvido e outros itens.

O usuário @thebookisclosed do Twitter descobriu que a Build 25295 do Windows 11 adiciona uma nova opção no menu de “Personalização”. O recurso parece ser chamado de “Lighting” (“iluminação”, em tradução para o português) e deve permitir controles sobre todos os acessórios com iluminação RGB conectados ao PC.

(Imagem: Albacore/Twitter)

Referências para um controle nativo de luzes de periféricos no Windows datam de 2018, mas desde então, não houve indícios de que a empresa disponibilizaria essa função em seu sistema operacional. Com a promessa de ser a melhor plataforma para jogos do mundo, o Windows 11 parece ser a geração ideal para o lançamento do recurso.

Atualmente, para personalizar o esquema de cores em periféricos com luzes RGB, é necessário instalar o software da fabricante, como Razer e Logitech, mas nem sempre os aplicativos oferecem boa comunicação com produtos de outras marcas conectados ao PC. Com isso, uma opção unificada e nativa do Windows permitiria a criação de um setup integrado.

(Imagem: Albacore/Twitter)

O Lighting, em sua implementação prematura na versão Preview do Windows 11, oferece controles para alterar as cores, brilho e velocidade de mudança de tons em teclados, mouses e fones de ouvido. Não há certeza de que o recurso irá abranger componentes internos do dispositivo, como placas de vídeo e módulos de memória RAM.

É possível forçar a habilitação desse recurso através do ViVeTool, mas cabe lembrar que essa prática manipula configurações críticas que, em casos extremos, podem corromper o sistema. A recomendação é que os usuários aguardem o lançamento estável da ferramenta em uma futura atualização do Windows 11, possivelmente a “Moment 3”.

Caso você deseje verificar a ferramenta e esteja executando a versão mais recente do Windows 11 Dev, é possível ativá-la seguindo os passos:

  • Abrir o Windows Terminal
  • Pressionar Ctlr + Shift + 2 para alternar para o Prompt de Comando
  • Navegar para a pasta em que está localizado o ViVeTool (exemplo: cd C:\vivetool)
  • Digitar vivetool /enable /id:41355275 e pressionar Enter
  • Digitar vivetool /enable /id:35262205 e pressionar Enter
  • Reiniciar o dispositivo

O Windows 11 ainda cresce em passos lentos. Atualmente, 30% dos usuários da Steam estão executando a edição mais recente do sistema da Microsoft. O Windows 10, que deixou de ser vendido oficialmente pela big tech, ainda é utilizado por 63,46%.


0

Comentários

Windows 11: Microsoft prepara recurso nativo para controlar iluminação RGB de mouses, teclados e mais
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2