LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 11: Microsoft prepara recurso nativo para controlar iluminação RGB de mouses, teclados e mais

10 de fevereiro de 2023 0

A Microsoft está preparando um novo recurso que permitirá controlar luzes RGB — muito famosas em acessórios gamer — nativamente no Windows 11. Isso significa que os usuários não precisariam instalar software de terceiros para personalizar as cores, efeitos e outras características de iluminação de mouses, teclados, fones de ouvido e outros itens.

O usuário @thebookisclosed do Twitter descobriu que a Build 25295 do Windows 11 adiciona uma nova opção no menu de “Personalização”. O recurso parece ser chamado de “Lighting” (“iluminação”, em tradução para o português) e deve permitir controles sobre todos os acessórios com iluminação RGB conectados ao PC.

(Imagem: Albacore/Twitter)

Referências para um controle nativo de luzes de periféricos no Windows datam de 2018, mas desde então, não houve indícios de que a empresa disponibilizaria essa função em seu sistema operacional. Com a promessa de ser a melhor plataforma para jogos do mundo, o Windows 11 parece ser a geração ideal para o lançamento do recurso.

Atualmente, para personalizar o esquema de cores em periféricos com luzes RGB, é necessário instalar o software da fabricante, como Razer e Logitech, mas nem sempre os aplicativos oferecem boa comunicação com produtos de outras marcas conectados ao PC. Com isso, uma opção unificada e nativa do Windows permitiria a criação de um setup integrado.

(Imagem: Albacore/Twitter)

O Lighting, em sua implementação prematura na versão Preview do Windows 11, oferece controles para alterar as cores, brilho e velocidade de mudança de tons em teclados, mouses e fones de ouvido. Não há certeza de que o recurso irá abranger componentes internos do dispositivo, como placas de vídeo e módulos de memória RAM.

É possível forçar a habilitação desse recurso através do ViVeTool, mas cabe lembrar que essa prática manipula configurações críticas que, em casos extremos, podem corromper o sistema. A recomendação é que os usuários aguardem o lançamento estável da ferramenta em uma futura atualização do Windows 11, possivelmente a “Moment 3”.

Caso você deseje verificar a ferramenta e esteja executando a versão mais recente do Windows 11 Dev, é possível ativá-la seguindo os passos:

  • Abrir o Windows Terminal
  • Pressionar Ctlr + Shift + 2 para alternar para o Prompt de Comando
  • Navegar para a pasta em que está localizado o ViVeTool (exemplo: cd C:\vivetool)
  • Digitar vivetool /enable /id:41355275 e pressionar Enter
  • Digitar vivetool /enable /id:35262205 e pressionar Enter
  • Reiniciar o dispositivo

O Windows 11 ainda cresce em passos lentos. Atualmente, 30% dos usuários da Steam estão executando a edição mais recente do sistema da Microsoft. O Windows 10, que deixou de ser vendido oficialmente pela big tech, ainda é utilizado por 63,46%.


0

Comentários

Windows 11: Microsoft prepara recurso nativo para controlar iluminação RGB de mouses, teclados e mais
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista