LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google prepara função para rastrear celular perdido desligado similar ao "Buscar" do iPhone

06 de abril de 2023 6

O Google está preparando um recurso que garantirá mais segurança para os usuários de celulares que executam o Android. De acordo com as informações do desenvolvedor e vazador Kuba Wojciechowski, a gigante das buscas está trabalhando em uma ferramenta que permitirá rastrear aparelhos perdidos mesmo quando estiverem desligados.

A ferramenta deve ser semelhante ao “Buscar” da Apple, que permite identificar a localização de dispositivos perdidos mesmo quando não estão no alcance da rede local do usuário. Com isso, os celulares que executam o sistema operacional do Google poderiam ser facilmente encontrados em caso de perda através de uma rede projetada para o Android.

(Imagem: Reprodução/Google)

Segundo Wojciechowski, o Google pretende construir uma enorme rede com todos os dispositivos que rodam o Android — incluindo celulares, tablets e possivelmente relógios inteligentes que executam o Wear OS. O recurso poderia suportar protocolos de comunicação de banda ultralarga para localizar aparelhos nas proximidades com precisão.

O desenvolvedor revelou em janeiro que a empresa também prepara o lançamento de rastreadores para concorrer com os AirTags da Apple. O aparelho poderia ser acoplado a chaves, carteiras, malas de viagem e outros objetos pessoais para que os usuários possam encontrá-los facilmente através da rede do Google.

Outro indício do desenvolvimento dessa rede é a API do Android que permitiria estimar a distância entre dispositivos utilizando a tecnologia Bluetooth RSSI. Essa função seria ideal para que usuários pudessem ter raios aproximados de distância de um objeto perdido.

O Google teria fornecido uma versão inicial do código-fonte necessário para a função de rastreamento para as fabricantes parceiras que estão registradas no programa de acesso antecipado do Android. O software define o uso da rede com protocolo Finger, que funcionaria em tempo integral através de um chip Bluetooth.

(Imagem: Reprodução/Google)

No momento, é esperado que o recurso fique disponível inicialmente para os celulares do Google — como o Pixel 8 — em que a função será chamada de “Pixel Power-Off Finger”. Dado que o código-fonte ainda é muito prematuro, não há indícios de que o Pixel 6 ou Pixel 7 serão compatíveis com a funcionalidade de rastreamento.

Veja mais!

(atualizado em 08 de maio de 2024, às 09:42)

6

Comentários

Google prepara função para rastrear celular perdido desligado similar ao "Buscar" do iPhone
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista