LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

TIM e Huawei concluem primeiro teste 5G no espectro de 6 GHz feito nas Américas

05 de julho de 2023 6

A TIM e a Huawei encerraram o primeiro teste de 5G dentro do espectro 6 GHz realizado nas Américas. Esse experimento ocorreu em um biosite da operadora no Parque Olímpico, localizado no Rio de Janeiro e teve como base os desafios reais que podem acontecer em áreas urbanas.

O teste concluído com sucesso tinha como objetivo avaliar o desempenho, a velocidade, a confiabilidade e a cobertura do 5G na faixa de frequência de 6 GHz. Nesse sentido, ele vai complementar a de 3,5 GHz quando ela estiver em seu limite de uso. Átila Xavier é diretor de Arquitetura, Tecnologia e Inovação da TIM Brasil e comentou:

O sucesso deste teste reforça o compromisso contínuo da TIM em liderar o avanço da tecnologia 5G no Brasil. A nossa expectativa com o uso da faixa de 6 GHz é também a massificação de aplicações IoT, o que, naturalmente, demandará mais espectro. A faixa demonstrou ser a melhor alternativa futura de espectro nas bandas médias para o 5G e, por isso, nossa recomendação é a destinação equilibrada entre o uso licenciado e o não licenciado. Neste sentido, estamos empenhados em continuar investindo na expansão da infraestrutura de rede, adotando novas tecnologias e soluções para garantir que os brasileiros tenham a melhor experiência com o 5G

Ao longo do primeiro teste realizado em campo aberto, o desempenho chegou a 1 Gbps a uma distância de 135 metros. Já no segundo, o teste feito teve uma distância maior (230 metros) e obstrução de árvores, mas o download atingiu 1,21 Gbps. Por fim, o terceiro teste teve uma distância de 270 metros e mediu o sinal proveniente de um campo aberto para um edifício.

Aqui houve um throughput (quantidade de dados transferidos de um lugar a outro) de 987 Mbps. Os cenários testados contaram com a liberação de uso temporário de faixa por parte da Anatel. Com isso, a velocidade média ficou em 888 Mbps a uma distância de 700 metros. Carlos Lauria é Diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da Huawei Brasil e afirmou:

A Huawei está há 25 anos no Brasil com o compromisso de colaborar com o desenvolvimento do país, participando da transformação digital desde a instalação do 2G até o 5G. As TICs estão impulsionando o crescimento e o desenvolvimento econômico, e a Huawei, líder do setor, vem permitindo a transformação digital contínua de várias outras indústrias. Esse teste é mais uma demonstração da parceria da empresa com os brasileiros para promover a inovação, demonstrando a viabilidade de uso da tecnologia IMT na banda de 6GHz, em condições semelhantes ao uso da Banda de 3.5GHz


Mais sobre a TIM: confira a ativação da rede 5G por parte da operadora em mais 16 cidades brasileiras, bem como a expansão do seu serviço de cloud gaming para clientes pós-pago.


6

Comentários

TIM e Huawei concluem primeiro teste 5G no espectro de 6 GHz feito nas Américas
  • Huawei sempre!

      • Essas frequências mais altas serão mais as indústrias e Internet das coisas, para o usuário comum as frequências de 2,3GHz e 3,5GHz são mais do que suficiente.

          • Velocidade muito boa, mas cadê franquias maiores?! Estão praticamente com a mesma franquias da época do 4G tendo uma velocidade muito maior.

              • 6G nao é para usuários comuns

                  • Você está se confundindo. Estamos falando do 5G no espectro 6ghz. Nesse espectro permite velocidades em torno de 1gbps com ping baixo, o problema que ele tem cobertura limitada.

                    Sobre o 6G provavelmente será lançado por volta de 2030.

                    Aí fica uma pergunta uma usuário comum como você disse precisa de 1gbps no celular? quase certo que não, precisamos sim de cobertura melhor junto com franquias maiores

                  Android

                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                  Android

                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                  Windows

                  Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                  Economia e mercado

                  Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista