LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sem entalhe! Patente da Xiaomi sugere celular com nova câmera frontal retrátil similar ao Mi 9T

03 de agosto de 2023 26

Tecnologia que chamou atenção no fim da última década, mas rapidamente caiu em desuso, as câmeras retráteis permitem livrar a tela dos celulares de obstruções — seja um furo ou um entalhe gigantesco. A Xiaomi é uma das fabricantes que se aventuraram nesse conceito, e nesta quinta-feira (03), descobrimos que a marca chinesa pode retomar esse design.

De acordo com uma patente registrada em julho, a Xiaomi está preparando uma nova tecnologia de câmera retrátil para seus celulares, cuja principal vantagem em relação às propostas anteriores da marca é a redução de tamanho, peso e outros aprimoramentos no mecanismo do sensor. Veja o esboço incluído nos documentos:

(Imagem: Reprodução/Xiaomi)

A Xiaomi descreve o uso de um componente articulado que pode refletir a imagem recebida para o módulo fotográfico para capturar a imagem, o que também permitiria proteger a câmera de danos e evitaria gastos com assistência técnica.

Como a proporção de espaço ocupado pelo mecanismo da câmera retrátil é diminuída, o celular poderia se tornar mais leve e fino. Anteriormente, os aparelhos que contavam com essa tecnologia eram mais espessos e pesados, o que acabava ofuscando a vantagem de ter uma tela cheia e livre de recortes para a câmera frontal.

Um exemplo é o Xiaomi Mi 9T, lançado em 2019, que tinha uma câmera pop-up. O celular media 8,8 milímetros de espessura e pesava 191 gramas. Comparando com o modelo principal da linha, o Mi 9 media apenas 7,61 milímetros de espessura e pesava 173 gramas. A diferença é que esse modelo possuía um entalhe em formato de gota para abrigar a lente.

Xiaomi Mi 9T (Imagem: TudoCelular.com)

É possível que a gigante chinesa esteja buscando novas formas de levar uma experiência de tela mais vantajosa para os usuários, e embora tenha investido na tecnologia de câmera sob a tela com o Xiaomi Mix 4, os resultados não impressionaram.

Cabe lembrar que o registro de uma patente não indica, necessariamente, que a companhia irá utilizar a nova tecnologia em seus dispositivos. É provável também que a fabricante melhore as soluções de câmera sob a tela, que são menos suscetíveis a danos, para garantir que entreguem fotografias com qualidade comparável aos celulares com furo ou entalhe.

Veja mais!

(atualizado em 29 de abril de 2024, às 09:20)

26

Comentários

Sem entalhe! Patente da Xiaomi sugere celular com nova câmera frontal retrátil similar ao Mi 9T
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista