
Economia e mercado 31 Mai
A Anatel continua com a guerra declarada às IPTVs piratas e o bloqueio de tráfegos já chegou aos cabos submarinos. Esse cenário pode ser ilustrado por números que foram apresentados no evento Sext Expo pelo vice-presidente do órgão, Moisés Moreira.
Segundo os dados mostrados, as empresas que participam das iniciativas de bloqueio de IPs de TV clandestinas e serviços fraudulentos somam 184. Em geral, a ação da agência acontece na última milha, onde estão os provedores de internet e também no atacado, com as companhias que conectam o Brasil ao tráfego global de informações.
Entre as empresas participantes das ações estão algumas como:
Ainda de acordo com o VP da Anatel, os clientes das companhias participantes do plano de ação contra a pirataria são 80% dos assinantes de serviços de banda larga fixa no país. Moreira ainda disse que, desde a aprovação da iniciativa em fevereiro, 743 IPs usados por TV boxes clandestinas foram bloqueados.
Em geral, os piratas interceptam conteúdos de TV paga legalizados, fazem o envio para servidores que estão fora do território nacional e retransmitem para os aparelhos. Quando banidos, os dispositivos ficam incapazes de fazer a conexão com os serviços clandestinos.
Moreira chegou a revelar um novo plano para que a Ancine verifique se o conteúdo transmitido por um site ou IPTV é pirateado e assim, autorize a Anatel a derrubar essa plataforma. O acordo já foi firmado com o órgão e pode ser colocado em prática nas próximas semanas. Inclusive, o laboratório para derrubar o sinal ao vivo esteve perto de ser concluído.
Segundo o que o VP afirmou, produtos com valor estimado de R$ 400,8 milhões foram confiscados pela Receita Federal, que atuou com apoio da agência. O número de aparelhos é 1,44 milhão. Por fim, vale lembrar que o órgão terá um escritório físico para tratar do assunto, em parceria com a ABTA.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários