LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Como é medida a audiência da TV no Brasil? | Detetive TC

14 de setembro de 2023 0

Em diversas ocasiões, é possível conferir na imprensa os dados de audiência da televisão brasileira, com o quanto os canais foram vistos e quais as variações ao longo da programação.

Por sua vez, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 indicam que aproximadamente 96% dos domicílios do país – os quais somam cerca de 70 milhões – possuem um aparelho televisor.

Afinal, como a medição da audiência da TV no Brasil é realizada? O Detetive TudoCelular foi atrás das informações e detalha a você nesta coluna.

Como é feita a medição?

A audiência da televisão tem sua medição feita por meio de coleta de dados em todas as regiões do país, por meio de proporcionalidade. A obtenção das informações é feita desde 1950, com descoberta em tempo real desde 1988 pelo Ibope – desde 2014 chamado de Kantar Ibope Media, após sua compra.

Há duas maneiras de se medir a audiência dos domicílios. A primeira delas consiste em um sistema que seleciona uma amostra de residências que sejam representativas à população. Com a instalação de um aparelho de medição, há o registro das informações de consumo da televisão em cada casa, bem como a determinação da audiência dos programas veiculados em TV aberta.

A segunda acontece por meio do chamado “diário de audiência”. Ele consiste em uma folha com a grade de horários e os programas exibidos. O telespectador, por sua vez, precisa dizer quais foram os canais e as atrações vistas em cada um dos horários.

Qual aparelho é usado?

O primeiro método é o mais aplicado e conhecido a nível nacional. A coleta de informações de maneira eletrônica ocorre por meio de um aparelho chamado “peoplemeter”, em operação desde o ano de 1991. Ele fica conectado em cada televisor dentro dos lares escolhidos pelo instituto de pesquisa.

Quando o telespectador vai ver alguma emissora, ele deve utilizar o controle remoto do equipamento do Ibope para inserir o número de cadastro – algo que deve ser repetido por cada um dos demais moradores do local, inclusive quando estão juntos na sala.

Isso ocorre porque a inserção da identificação possibilita saber quais são as características do público que está vendo aquele conteúdo naquele momento – como classe social, faixa etária e sexo. Há uma estimativa de aproximadamente 6.600 residências nas 15 maiores regiões metropolitanas do país com o dispositivo instalado.

Em 2021, a Kantar Ibope Media também lançou um novo medidor no mercado, chamado de Focal Meter. Ele se diferencia por ser capaz de mensurar também o consumo de vídeo em todas as telas de uma rede de internet doméstica. Em outras palavras, não somente mede a audiência da TV linear, mas também de plataformas de vídeo sob demanda.

Imagem: Divulgação / Kantar Ibope Media

Para pegar como exemplo, o gráfico acima mostra o Cross-Platform View, como a companhia nomeia esse rastreio cruzado de TVs conectadas, com dados relativos ao último mês de agosto de 2023.

Como é possível observar nos números divulgados, a parcela de consumo domiciliar no último mês foi dividida entre 85,1% de TV linear e 14,9% de utilização de plataformas de vídeo online.

Pontos de audiência

Outro detalhe importante está na pontuação concedida a cada emissora, quando o ranking da audiência é divulgado. Quantas casas são equivalentes a um ponto de audiência na medição da Kantar Ibope Media?

A representação varia conforme a população de cada região. A principal praça para a medição é a Grande São Paulo. Dentro da capital e de suas cidades dentro da região metropolitana, um ponto é o mesmo que 77 mil residências e mais de 200 mil telespectadores.

Já o segundo maior mercado do país consiste na região metropolitana do Rio de Janeiro, onde o mesmo ponto de audiência equivale a mais de 49 mil domicílios e um número superior a 125 mil pessoas assistindo.

Por outro lado, a região metropolitana de Florianópolis, capital de Santa Catarina, é a localidade com a menor proporcionalidade – no local, um ponto engloba 4 mil lares e 10 mil telespectadores.

A maior audiência da história da TV brasileira aconteceu ainda no sistema mais antigo, em 1972, durante o capítulo 152 da novela Selva de Pedra. Na ocasião, a pesquisa identificou que, a cada 100 lares com TV, 77 estavam assistindo à atração da Rede Globo.

O segundo colocado aconteceu na semifinal da Copa do Mundo de 2002, entre Brasil e Turquia, já pela metodologia atual, quando houve o registro de 77 pontos de audiência na mesma emissora. Fecha o pódio o capítulo final da novela América, também pela TV Globo, com 66 pontos.

Mudanças anuais

O processo de medição de audiência da televisão brasileira sofre alguns ajustes anuais, para que os resultados reflitam o princípio de representatividade da população nacional e continuem confiáveis.

Um dos exemplos acontece na Grande São Paulo, onde aproximadamente 750 lares contam com o “peoplemeter” instalado. A metodologia não permite que a mesma casa tenha a coleta de dados por mais de quatro anos, uma vez que pode haver mudanças nas famílias durante esse intervalo – com a saída ou entrada de membros.

É neste âmbito que há a importância da realização do Censo, para que o mapeamento demográfico da população brasileira esteja sempre atualizado e permite aos institutos de pesquisa uma escolha mais precisa da parcela da população que terá suas informações obtidas.

E aí, você já sabia como era a medição de audiência da televisão brasileira? O que mais te surpreendeu? Compartilhe conosco a sua opinião!


0

Comentários

Como é medida a audiência da TV no Brasil? | Detetive TC
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista