
Economia e mercado 14 Mar
Em diversas ocasiões, é possível conferir na imprensa os dados de audiência da televisão brasileira, com o quanto os canais foram vistos e quais as variações ao longo da programação.
Por sua vez, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 indicam que aproximadamente 96% dos domicílios do país – os quais somam cerca de 70 milhões – possuem um aparelho televisor.
Afinal, como a medição da audiência da TV no Brasil é realizada? O Detetive TudoCelular foi atrás das informações e detalha a você nesta coluna.
A audiência da televisão tem sua medição feita por meio de coleta de dados em todas as regiões do país, por meio de proporcionalidade. A obtenção das informações é feita desde 1950, com descoberta em tempo real desde 1988 pelo Ibope – desde 2014 chamado de Kantar Ibope Media, após sua compra.
Há duas maneiras de se medir a audiência dos domicílios. A primeira delas consiste em um sistema que seleciona uma amostra de residências que sejam representativas à população. Com a instalação de um aparelho de medição, há o registro das informações de consumo da televisão em cada casa, bem como a determinação da audiência dos programas veiculados em TV aberta.
A segunda acontece por meio do chamado “diário de audiência”. Ele consiste em uma folha com a grade de horários e os programas exibidos. O telespectador, por sua vez, precisa dizer quais foram os canais e as atrações vistas em cada um dos horários.
O primeiro método é o mais aplicado e conhecido a nível nacional. A coleta de informações de maneira eletrônica ocorre por meio de um aparelho chamado “peoplemeter”, em operação desde o ano de 1991. Ele fica conectado em cada televisor dentro dos lares escolhidos pelo instituto de pesquisa.
Quando o telespectador vai ver alguma emissora, ele deve utilizar o controle remoto do equipamento do Ibope para inserir o número de cadastro – algo que deve ser repetido por cada um dos demais moradores do local, inclusive quando estão juntos na sala.
Isso ocorre porque a inserção da identificação possibilita saber quais são as características do público que está vendo aquele conteúdo naquele momento – como classe social, faixa etária e sexo. Há uma estimativa de aproximadamente 6.600 residências nas 15 maiores regiões metropolitanas do país com o dispositivo instalado.
Em 2021, a Kantar Ibope Media também lançou um novo medidor no mercado, chamado de Focal Meter. Ele se diferencia por ser capaz de mensurar também o consumo de vídeo em todas as telas de uma rede de internet doméstica. Em outras palavras, não somente mede a audiência da TV linear, mas também de plataformas de vídeo sob demanda.
Para pegar como exemplo, o gráfico acima mostra o Cross-Platform View, como a companhia nomeia esse rastreio cruzado de TVs conectadas, com dados relativos ao último mês de agosto de 2023.
Como é possível observar nos números divulgados, a parcela de consumo domiciliar no último mês foi dividida entre 85,1% de TV linear e 14,9% de utilização de plataformas de vídeo online.
Outro detalhe importante está na pontuação concedida a cada emissora, quando o ranking da audiência é divulgado. Quantas casas são equivalentes a um ponto de audiência na medição da Kantar Ibope Media?
A representação varia conforme a população de cada região. A principal praça para a medição é a Grande São Paulo. Dentro da capital e de suas cidades dentro da região metropolitana, um ponto é o mesmo que 77 mil residências e mais de 200 mil telespectadores.
Já o segundo maior mercado do país consiste na região metropolitana do Rio de Janeiro, onde o mesmo ponto de audiência equivale a mais de 49 mil domicílios e um número superior a 125 mil pessoas assistindo.
Por outro lado, a região metropolitana de Florianópolis, capital de Santa Catarina, é a localidade com a menor proporcionalidade – no local, um ponto engloba 4 mil lares e 10 mil telespectadores.
A maior audiência da história da TV brasileira aconteceu ainda no sistema mais antigo, em 1972, durante o capítulo 152 da novela Selva de Pedra. Na ocasião, a pesquisa identificou que, a cada 100 lares com TV, 77 estavam assistindo à atração da Rede Globo.
O segundo colocado aconteceu na semifinal da Copa do Mundo de 2002, entre Brasil e Turquia, já pela metodologia atual, quando houve o registro de 77 pontos de audiência na mesma emissora. Fecha o pódio o capítulo final da novela América, também pela TV Globo, com 66 pontos.
O processo de medição de audiência da televisão brasileira sofre alguns ajustes anuais, para que os resultados reflitam o princípio de representatividade da população nacional e continuem confiáveis.
Um dos exemplos acontece na Grande São Paulo, onde aproximadamente 750 lares contam com o “peoplemeter” instalado. A metodologia não permite que a mesma casa tenha a coleta de dados por mais de quatro anos, uma vez que pode haver mudanças nas famílias durante esse intervalo – com a saída ou entrada de membros.
É neste âmbito que há a importância da realização do Censo, para que o mapeamento demográfico da população brasileira esteja sempre atualizado e permite aos institutos de pesquisa uma escolha mais precisa da parcela da população que terá suas informações obtidas.
E aí, você já sabia como era a medição de audiência da televisão brasileira? O que mais te surpreendeu? Compartilhe conosco a sua opinião!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários