
Economia e mercado 20 Out
20 de outubro de 2023 8
A Intel corrigiu uma informação passada após o anúncio da linha de processadores Core de 14ª geração para desktops. Inicialmente, a empresa afirmou que os novos chips “Raptor Lake Refresh” ofereceriam suporte ao padrão Thunderbolt 5, mas isso não procede.
De acordo com a Intel, as especificações citadas antes estavam erradas pois não serão todas as CPUs que vão suportar a tecnologia Thunderbolt 5. Isso indica que apenas os modelos voltados para notebooks devem trazer suporte à tecnologia.
Até certo ponto, isso não chega a ser uma grande surpresa, tendo em vista que os chips da série Raptor Lake Refresh são, basicamente, atualizações dos processadores da 13ª geração Core da Intel, mas otimizados para entregarem um melhor desempenho.
O Thunderbolt 5 tem 80 Gbps de largura de banda distribuída uniformemente para transmitir e receber dados na mesma taxa. No entanto, quando há necessidades maiores de largura de banda de exibição, ele pode aumentar a transmissão para 120 Gbps.
Economia e mercado 20 Out
Economia e mercado 20 Out
Portanto, o Thunderbolt 5 acaba sendo mais rápido que o DisplayPort 2.1. O padrão também pode suportar até dois monitores 6K e três monitores 4K a 144 Hz, junto com a opção de 8K HDR. Já em laptops, os cabos suportam carregamento de até 240W.
De todo modo, a Intel pode apresentar novidades relacionadas ao Thunderbolt 5 no próximo ano, provavelmente na CES 2024, prevista para acontecer entre 9 e 12 de janeiro. Até lá, é bem difícil a empresa anunciar algo nesse sentido diante dos lançamentos recentes.
Sem os processadores de desktop com suporte para o Thunderbolt 5, parece que veremos as novas especificações de conexão em notebooks, provavelmente nos chips Intel Core Ultra “Meteor Lake”. De toda forma, só nos resta aguardar.
E você, o que achou sobre os novos processadores da Intel? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários