
Economia e mercado 11 Mar
14 de março de 2024 17
Atualização (14/03/2024) - FM
Embora tenha sido anunciado há quase cinco meses, o Snapdragon X Elite, novo processador da Qualcomm para PC, ainda não está disponível oficialmente no mercado, mas as expectativas para o hardware são altas. Nesta quinta-feira (14), foram publicados resultados inéditos de testes de benchmark que reforçam o alto desempenho do chip.
Os testes foram realizados pelo canal Erdi Özüağ no YouTube durante a MWC 2024, e envolveram um notebook de demonstração com o Snapdragon X Elite “X1E80100” rodando a 4,3 GHz com TDP de 28 W. O dispositivo foi comparado com outro notebook de referência, feito pela Qualcomm, equipado com o Core Ultra 7 155H.
Em quatro diferentes testes de benchmark, o Snapdragon X Elite superou ou ficou extremamente próximo do Core Ultra 7 155H, demonstrando a competitividade da Qualcomm em um segmento dominado pela Intel.
É importante ressaltar que os testes foram realizados em um ambiente controlado da Qualcomm, mas ainda assim fornecem uma boa indicação do potencial do novo processador. O dispositivo com Snapdragon X Elite era equipado com 64 GB de RAM. Informações adicionais sobre o notebook com processador rival não foram divulgadas.
Os notebooks de referência foram configurados para demonstrar a velocidade dos processadores na compactação de arquivos 7-Zip e compilação de linhas de código no Visual Studio, além de testes para avaliar o desempenho da GPU no Wild Life Extreme do 3DMark e a capacidade de inferência de IA da NPU.
No teste de compilação de código do Microsoft Visual Studio, o Snapdragon X Elite, com sua CPU Oryon de 12 núcleos, concluiu a tarefa em apenas 37 segundos. Já o Intel Core Ultra 7 155H, com sua CPU de 16 núcleos, levou 54 segundos para realizar o mesmo processo.
Já nos testes de estresse do 3DMark, a GPU Adreno 750 integrada ao Snapdragon X Elite apresentou números de desempenho equivalentes à GPU Arc Xe-LPG do Core Ultra 7 155H. Ao descompactar um arquivo no 7-Zip, o desempenho também foi semelhante.
No entanto, o Snapdragon X Elite realmente brilhou no teste de inteligência artificial. No UL Procyon, a NPU da Qualcomm alcançou 1.720 pontos, enquanto o Core Ultra 7 155H obteve apenas 476 pontos. Isso significa que o processador baseado em Arm é cerca de 3,6 vezes mais poderoso em tarefas de IA.
Embora os testes sejam promissores, é importante ter cautela. Eles foram realizados em um ambiente controlado da Qualcomm e ainda não há informações precisas sobre o notebook com Intel Core Ultra 7 155H. Para uma avaliação mais precisa, é necessário aguardar testes independentes com os futuros notebooks equipados com o Snapdragon X Elite.
De qualquer forma, os resultados iniciais sugerem que o Snapdragon X Elite pode ser uma importante força no mercado de processadores para PC. A Qualcomm afirma que sua plataforma é capaz de competir com a Intel, AMD e Apple, prometendo aumentar a popularidade do Windows em Arm.
Atualização (04/03/2024) - FM
O Snapdragon X Elite promete revolucionar a eficiência de notebooks com Windows 11, e embora ainda não haja uma data de lançamento confirmada para o novo processador da Qualcomm, diversos testes de benchmarks acabaram revelando seus parâmetros de desempenho, permitindo uma comparação com chips rivais da Intel, AMD e Apple.
Conforme observado em recentes testes de benchmark realizados no Geekbench, a fabricante está preparando mais que apenas uma versão do Snapdragon X Elite. As variantes são identificadas pelos números de modelo “X1E80100” e “X1E78100”, que parecem ter a potência e a velocidade de clock como as principais diferenças entre si.
A captura de tela acima mostra que a versão “X1E80100” possui velocidade de clock de 4.012 MHz em sua CPU, garantindo 2.574 pontos em teste de apenas um núcleo e 12.562 pontos em teste com todos os núcleos no Geekbench. Esse marco de desempenho é superior à versão “X1E78100”, que possui clock de apenas 3.417 MHz.
Ambos os modelos foram testados em notebooks da Lenovo, que pode estar entre as primeiras fabricantes que lançarão dispositivos equipados com Snapdragon X Elite.
A Qualcomm revelou, durante o evento de apresentação do Snapdragon X Elite, que disponibilizaria duas opções de TDP para o Snapdragon X Elite: 80 W e 23 W. A primeira seria dedicada aos notebooks mais potentes, enquanto a segunda focaria em modelos ultrafinos que não possuem muito espaço para dissipação de calor.
A versão mais poderosa do Snapdragon X Elite parece ter desempenho superior aos principais chips para notebooks do mercado, incluindo o AMD Ryzen 9 7845HX e o Intel Core Ultra 9 185H. A plataforma da Qualcomm também demonstrou grande competitividade com o Apple M2, embora sua pontuação ainda esteja abaixo do Apple M3.
Já o modelo com potência reduzida pode ter desempenho em single-core inferior aos rivais, podendo ser comparado ao Intel Core i5-1335U, por exemplo.
Cabe lembrar que os benchmarks não representam fielmente o desempenho de um processador, uma vez que isso pode variar de acordo com o consumo de energia, gerenciamento de temperatura e outros fatores, portanto, para que as comparações sejam mais precisas, é necessário aguardar até o lançamento oficial do Snapdragon X Elite.
Embora sua data de estreia ainda seja um mistério, rumores sobre seu possível sucessor já começaram a circular na web. Especula-se que o suposto "Snapdragon X Elite Gen 2" terá a mesma GPU do Snapdragon 8 Gen 4.
Texto original (26/02/2024)
A Qualcomm anunciou o Snapdragon X Elite como seu novo processador de alto desempenho para PC, e embora o hardware prometa uma grande vantagem de eficiência energética em comparação com rivais, um novo teste de benchmark reforça que a plataforma pode ter desempenho abaixo de chips da Apple.
O Snapdragon X Elite apareceu em um novo teste de benchmark no Geekbench 6.2.2 atingindo 2.574 pontos em single-core e 12.562 pontos em multi-core. Os números são inferiores a um teste realizado em outubro de 2023, sugerindo que estamos falando de sua versão com potência reduzida, projetada para notebooks ultrafinos.
Sabemos que a nova plataforma será encontrada em versões com TDP de 80 W e 23 W, portanto, será possível encontrar benchmarks do processador com grandes diferenças de resultados devido à sua potência variada. Os testes mais recentes foram aparentemente realizados em um notebook ultrafino com a variante de 23 W.
Isso permite que comparemos seus resultados de forma mais precisa com outros processadores disponíveis no mercado. O Snapdragon X Elite superou a pontuação de único núcleo do Intel Core Ultra 9 185H, com TDP de 35 W, que raramente chega à marca de 2.500 pontos em single-core no Geekbench 6.2.2.
Essa comparação ressalta a eficiência do Snapdragon X Elite que, mesmo funcionando com um design térmico mais brando, consegue superar o desempenho do atual processador móvel topo de linha da Intel.
Cabe observar que o Snapdragon X Elite possui desempenho inferior ao considerar sua pontuação em multi-core, uma vez que possui apenas 12 núcleos, enquanto o Core Ultra 9 185H possui 16 núcleos e alcança entre 10.000 e 14.000 pontos.
O Snapdragon X Elite também apresenta desempenho inferior ao AMD Ryzen 9 7845HX de 12 núcleos, que alcança média de 2.600 pontos em single-core e 13.000 em multi-core, contudo, o hardware da “equipe vermelha” trabalha com TDP de 55 W até 110 W, o que lhe permite um consumo de energia significativamente maior.
Para uma comparação mais equilibrada, é possível observar a pontuação do Ryzen 9 7940HS de 8 núcleos e TDP de 35 W até 65 W. Essa plataforma alcança média de 2.400 pontos em single-core e 12.000 pontos em multi-core. O Snapdragon X Elite esbanja desempenho superior ao Ryzen 9 7940HS, potencialmente consumindo menos energia.
Ao comparar com o Apple M2, com 8 núcleos e TDP de 20 W, o Snapdragon X Elite se mostra competitivo, especialmente em multi-core. No entanto, o Apple M2 Pro, com 12 núcleos e TDP de 30 W, supera o desempenho avaliado da plataforma da Qualcomm.
Pontuações mais recentes do Apple M3, Intel Core Ultra 9 185H e AMD Ryzen 9 7940HS no Geekbench 6 (Imagens: Capturas de tela/Geekbench)
Já o Apple M3, processador para notebooks mais recente da marca, é capaz de superar a faixa de 3.000 pontos em single-core no Geekbench 6.2.2, mas por contar com apenas 8 núcleos, sua pontuação em multi-core fica abaixo do Snapdragon X Elite.
A expectativa é que os primeiros notebooks equipados com o Snapdragon X Elite sejam apresentados no segundo semestre de 2024, alinhando-se ao lançamento de uma nova versão do Windows. Espera-se que a estreia desses dispositivos no mercado ajude a impulsionar a popularidade do Windows em Arm.
Cabe lembrar que os benchmarks não representam fielmente o desempenho de um produto, dado que pode variar de acordo com o consumo exato de energia, gerenciamento de temperatura, entre outros fatores, portanto, é necessário aguardar até o lançamento oficial do novo processador para que as comparações sejam mais precisas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários