
Curiosidade 09 Out
04 de março de 2024 0
Se você é mais velho, provavelmente lembra que antes da chegada da era dos smartphones, era possível compartilhar pequenos arquivos com celulares próximos via Bluetooth.
Cortando para a década atual, a tecnologia evoluiu e temos versões melhores dessa tecnologia de compartilhamento, com propostas como o AirDrop, da Apple, e do Quick Share (ex ‘Compartilhar por proximidade’), do Android.
Dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como usar o recurso no seu smartphone ou tablet com Android.
Disponível para smartphones e tablets com Android 6 ou mais recente, o recurso de Quick Share permite que você envie fotos, documentos, senhas, links, arquivos e até pastas inteiras para outros dispositivos com Android, Chromebooks e computadores com Windows próximos.
É isso mesmo! Além de poder compartilhar arquivos com outros smartphones, você também pode compartilhar informações com seu computador de forma quase que instantânea!
O Quick Share escolhe automaticamente a melhor forma de realizar o compartilhamento, funcionando off-line e on-line. Ele escolhe se é melhor usar o Bluetooth, o Bluetooth de baixa energia (BLE), WebRTC ou até Wi-Fi ponto a ponto.
Confira nas categorias a seguir todos os detalhes de como usar esse recurso no Android:
Você aprendeu a ligar o Quick Share para receber arquivos. Caso você não encontre o Quick Share no seu Android, é possível que o recurso ainda esteja com o nome antigo. Nesse caso, procure por ‘Compartilhar por proximidade’.
O ‘Compartilhar por proximidade’ pode ser ligado ou desligado através do menu de “Configurações” > “Google” > “Dispositivos e compartilhamentos”.
Apesar da mudança de nome, dispositivos com as versões diferentes do recurso ainda podem “conversar” entre si. Isso é, um aparelho com Quick Share pode compartilhar arquivos com um dispositivo com ‘Compartilhar por proximidade’ e vice-versa.
Para que a função funcione de forma correta, independente do nome, é quase sempre necessário que o Bluetooth e a localização estejam ativadas tanto no aparelho remetente, quanto no destinatário.
Para compartilhar usando o Quick Share é muito simples. Encontre o arquivo ou informação que deseja compartilhar com algum dispositivo próximo e confira as instruções a seguir:
Você aprendeu a compartilhar conteúdo com outros dispositivos por proximidade usando o Quick Share.
Caso você não encontre o dispositivo com quem deseja compartilhar, certifique-se que o aparelho receptor está configurado para receber arquivos por proximidade, que o Bluetooth e a localização também estão ativados, e que a tela dele está ligada.
Para enviar arquivos a partir do Windows, é necessário ter o app do Quick Share instalado no seu computador. Para fazer o download, clique aqui. Tanto o Android quanto o Windows precisam estar conectados na mesma rede de internet, ter o Bluetooth ativado e estar a pelo menos 5 metros um do outro.
Em alguns dispositivos com Android 13 ou superior, também é possível compartilhar conteúdo da área de transferência com o Quick Share. Após copiar alguma coisa, você receberá um pop-up de confirmação na parte inferior da tela. Toque em "Dispositivos" e selecione com qual deles você deseja compartilhar o conteúdo da sua área.
O dispositivo receptor terá o conteúdo compartilhado na sua própria área de transferência assim que o receber.
Para que isso tudo funcione, os dois aparelhos precisam estar vinculados por alguma conta – seja ela Google ou Samsung, por exemplo.
Para receber arquivos é muito simples. Depois de se certificar de que o Quick Share, o Bluetooth e a localização estão ativados no seu dispositivo, e que a sua tela está ligada, toque na notificação da recepção de um novo compartilhamento. Se necessário, toque em “Aceitar”.
Se o conteúdo for compartilhado entre dispositivos com a mesma conta Google, o dispositivo receptor aceitará a transferência automaticamente, sem a necessidade de acessar a notificação e confirmar o recebimento.
Para receber arquivos no Windows, é necessário ter o app do Quick Share instalado no seu computador. Para fazer o download, clique aqui. Tanto o Android quanto o Windows precisam estar conectados na mesma rede de internet, ter o Bluetooth ativado e estar a pelo menos 5 metros um do outro.
Apesar de o Quick Share ser bastante estável no seu funcionamento, às vezes ele pode apresentar algumas falhas. Nesses casos, o próprio Google recomenda que o usuário siga algumas etapas para tentar solucionar eventuais problemas. Confira:
(Tente realizar a transferência novamente à medida que realiza cada uma das etapas).
Devido a algumas restrições técnicas, o compartilhamento simultâneo de arquivos não está disponível para todos os dispositivos. Nesses casos, as transferências poderão ser colocadas em uma fila e os destinatários receberão uma nova solicitação de transferência quando a anterior for concluída.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários