
Rumores 11 Mar
Atualização (03/04/2024) - RS
A próxima geração de chips mobile da Apple não deve passar por mudanças em sua estrutura de núcleos. Segundo o informante Nguyen Phi Hung (@negativeonehero), o A18 Pro da maçã deve ter a mesma composição de núcleos em comparação com o seu antecessor, continuando com um total de 6 cores.
Dito isso, o componente não deve chegar com grandes mudanças. Em relação aos núcleos, dois deles devem ser de performance, enquanto os outros quatro serão de eficiência. Vale lembrar que rumores anteriores mencionaram uma possível composição de 2 + 6, mas essa nova informação acaba indo ao encontro do que foi dito.
Isso pode ser sinal de frustração, já que o A18 Pro pode não entregar um desempenho notável em multi-core. Mas, não é exatamente isso que mostraram os resultados do Geekbench listados recentemente. Para se ter uma ideia, especula-se que o chip seja 28% mais rápido em comparação com o seu antecessor.
Mesmo assim, não se sabe qual será o nível de performance da peça em comparação com o rival Snapdragon 8 Gen 4, especulado com 46% mais desempenho em multi-core comparado ao Snapdragon 8 Gen 3. Quanto à Apple, continuar com a mesma estrutura pode se traduzir em melhor eficiência energética durante o uso real.
No, it will be 2+4 across the board. I never heard a single mention of 2+6 for the pro chip.
— Nguyen Phi Hung (@negativeonehero) April 2, 2024
How do I explain the low score? Thermal? Low E-core freq?
Na parte gráfica, o A18 Pro também terá 6 núcleos e talvez não apresente grandes melhorias em desempenho em relação à geração anterior. Assim como aconteceu nas gerações passadas, a Apple deve continuar implementando o novo SoC apenas nas versões Pro e Pro Max da série iPhone 16.
Matéria Original (25/03/2024)
A Apple pode implementar mudanças no chip A18 Pro para torná-lo capaz de executar funções de Inteligência Artificial no próprio dispositivo. Esse rumor surgiu após o analista Jeff Pu abordar o assunto do novo componente da maçã e chegou até mesmo a mencionar que a companhia aumentou a produção do SoC mais cedo do que se esperava. Confira:
Com base em nossas verificações da cadeia de suprimentos, vemos uma demanda crescente pelo A18 da Apple, enquanto o volume do A17 Pro se estabilizou desde fevereiro. Notamos que o A18 Pro da Apple, a versão de 6 GPUs, contará com uma área de matriz maior (em comparação com o A17 Pro), uma tendência que pode estar relacionada à computação "Edge AI".
A decisão de aumentar a matriz do item faz com que ele tenha mais transistores, além de acomodar os componentes. Como resultado, essa ação pode resultar em um desempenho maior, mas nem tudo são flores, visto que isso também aumenta os riscos de defeitos e pode chegar a causar problemas de projeto.
Em outras palavras, existe o risco de que a eficiência energética seja prejudicada, o que também afeta a dissipação de calor do chip. No mais, outra novidade interessante é a implementação do Edge AI, uma tecnologia capaz de aproveitar o hardware do próprio aparelho para usar os recursos baseados em IA.
Com isso, a ideia da Apple está bastante clara ao fazer com que o seu próximo iPhone tenha capacidade de executar os recursos de IA sem depender da nuvem. Ainda assim, a companhia não deve descartar completamente essa opção, já que está em busca de um parceiro para usar algumas funcionalidades de IA.
A linha iPhone 16, inclusive, pode chegar com mais memória RAM para funcionar bem com as funções de IA.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários