Software 06 Mar
A Microsoft anunciou o programa de suporte estendido para os usuários do Windows 10, que deixará de receber atualizações de segurança em outubro de 2025, e na terça-feira (02), a gigante de software finalmente confirmou os preços do serviço de atualizações prolongadas para quando o sistema operacional deixar de ser suportado.
As atualizações de segurança estendidas do Windows 10 custarão US$ 61/ano por PC (cerca de R$ 309/ano). O programa estará disponível por três anos, e aqueles que planejam ingressar nele mais tarde precisarão realizar o pagamento retroativo, uma vez que as atualizações são cumulativas e incluem todas as correções lançadas anteriormente.
Os administradores de TI das empresas poderão inscrever dispositivos com Windows 10 no programa utilizando o método tradicional com uma chave de 25 caracteres. Curiosamente, a empresa não citou termos para os usuários domésticos que também poderão se inscrever no programa de suporte estendido do sistema operacional.
Para as organizações que estiver utilizando as soluções de gerenciamento baseadas em nuvem da Microsoft, haverá um desconto especial de 25%. Além disso, o programa de atualização de segurança estendida será gratuito para empresas que usam o Windows 365 para acessar computadores baseados em nuvem com Windows 11.
A Microsoft alerta que o programa de suporte estendido é apenas uma medida temporária. O objetivo é dar mais tempo para que os usuários preparem sua migração ao Windows 11.
O fim do suporte do sistema operacional significa que os usuários não receberão novas atualizações de qualidade e segurança, e caso desejem manter seus dispositivos protegidos e recebendo novas funções constantemente, deverão atualizar para a versão mais recente do sistema operacional, que se destaca pela presença de várias ferramentas de IA.
Embora fosse uma decisão esperada, o fim de suporte do Windows 10 gera críticas entre os usuários de PC. Estima-se que cerca de 240 milhões de dispositivos poderão se transformar em “lixo eletrônico” com a descontinuação do sistema operacional, uma vez que ainda detém a maior parte dos usuários de PC.
Comentários