LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Jogos em Arm: Snapdragon X Elite é demonstrado rodando Baldur’s Gate 3 em 1080p a 30 FPS

26 de março de 2024 14

O Snapdragon X Elite promete rodar jogos sem problemas de compatibilidade no Windows graças à emulação de x86 e x64 em ARM64, e na segunda-feira (25), Devin Arthur, que é membro do programa Snapdragon Insider, divulgou um vídeo que mostra um notebook de demonstração equipado com o novo processador da Qualcomm rodando Baldur’s Gate 3.

O notebook é mostrado rodando o jogo em resolução 1080p a 30 FPS, revelando o desempenho em potencial da GPU Adreno integrada ao Snapdragon X Elite. As configurações de energia e outros parâmetros do dispositivo de testes não foram revelados, portanto, é necessário aguardar pelos testes independentes.

Apesar da falta de informações sobre a configuração do notebook, cabe observar que o AMD Ryzen 9 7940HS e sua GPU integrada Radeon 780M conseguem produzir em torno de 25 FPS a 40 FPS em Baldur's Gate 3 funcionando com TDP de 30 W.

É esperado que o chip baseado em Arm da Qualcomm receba grandes melhorias de desempenho a partir do software. Com futuras correções e aprimoramentos do driver, é possível que o novo rival dos processadores da Intel e AMD atinja novos picos de FPS.

Qualcomm afirma que jogos podem funcionar normalmente com Snapdragon X Elite (Imagem: Qualcomm)

Issam Khalil, engenheiro da Qualcomm, disse anteriormente que os desenvolvedores não precisarão efetuar qualquer mudança em seus jogos para que funcionem em notebooks com Windows e Snapdragon X Elite. A emulação embarcada deve ter um ligeiro impacto no uso de CPU, mas não haverá redução no desempenho da GPU, segundo ele.

O engenheiro explica que o impacto da emulação na CPU acontecerá somente na primeira vez que o código for “traduzido” de x64 para ARM64. Após isso, as passagens terão acesso direto no cache, e os jogos funcionarão com desempenho próximo da experiência nativa.

Ainda, será possível utilizar o ARM64EC do Windows para criar um aplicativo “híbrido” em que as bibliotecas e drivers da Qualcomm são executados nativamente no Windows em Arm, mas o restante do aplicativo é emulado, entregando um desempenho mais alto.

A melhor opção, de qualquer forma, é portar os jogos para que rodem nativamente em ARM64, de modo que extraia os melhores recursos de CPU e GPU do Snapdragon X Elite.

Os primeiros notebooks equipados com a nova plataforma devem começar a aparecer nas lojas no final do primeiro semestre de 2024. Alguns dos dispositivos que poderiam estrear esse hardware incluem os supostos Samsung Galaxy Book 4 Edge e Redmi G Pro 2024.

Veja mais!


14

Comentários

Jogos em Arm: Snapdragon X Elite é demonstrado rodando Baldur’s Gate 3 em 1080p a 30 FPS
Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho