Economia e mercado 22 Mar
O Snapdragon X Elite promete rodar jogos sem problemas de compatibilidade no Windows graças à emulação de x86 e x64 em ARM64, e na segunda-feira (25), Devin Arthur, que é membro do programa Snapdragon Insider, divulgou um vídeo que mostra um notebook de demonstração equipado com o novo processador da Qualcomm rodando Baldur’s Gate 3.
O notebook é mostrado rodando o jogo em resolução 1080p a 30 FPS, revelando o desempenho em potencial da GPU Adreno integrada ao Snapdragon X Elite. As configurações de energia e outros parâmetros do dispositivo de testes não foram revelados, portanto, é necessário aguardar pelos testes independentes.
Here's a demo of Baulders Gate 3 running at 1080p hovering around 30FPS, which is perfectly playable! https://t.co/ZieiHtzRlN pic.twitter.com/VvFKbUVK5J
— Devin Arthur (@Lexcyn) March 25, 2024
Apesar da falta de informações sobre a configuração do notebook, cabe observar que o AMD Ryzen 9 7940HS e sua GPU integrada Radeon 780M conseguem produzir em torno de 25 FPS a 40 FPS em Baldur's Gate 3 funcionando com TDP de 30 W.
É esperado que o chip baseado em Arm da Qualcomm receba grandes melhorias de desempenho a partir do software. Com futuras correções e aprimoramentos do driver, é possível que o novo rival dos processadores da Intel e AMD atinja novos picos de FPS.
Issam Khalil, engenheiro da Qualcomm, disse anteriormente que os desenvolvedores não precisarão efetuar qualquer mudança em seus jogos para que funcionem em notebooks com Windows e Snapdragon X Elite. A emulação embarcada deve ter um ligeiro impacto no uso de CPU, mas não haverá redução no desempenho da GPU, segundo ele.
O engenheiro explica que o impacto da emulação na CPU acontecerá somente na primeira vez que o código for “traduzido” de x64 para ARM64. Após isso, as passagens terão acesso direto no cache, e os jogos funcionarão com desempenho próximo da experiência nativa.
Ainda, será possível utilizar o ARM64EC do Windows para criar um aplicativo “híbrido” em que as bibliotecas e drivers da Qualcomm são executados nativamente no Windows em Arm, mas o restante do aplicativo é emulado, entregando um desempenho mais alto.
A melhor opção, de qualquer forma, é portar os jogos para que rodem nativamente em ARM64, de modo que extraia os melhores recursos de CPU e GPU do Snapdragon X Elite.
Os primeiros notebooks equipados com a nova plataforma devem começar a aparecer nas lojas no final do primeiro semestre de 2024. Alguns dos dispositivos que poderiam estrear esse hardware incluem os supostos Samsung Galaxy Book 4 Edge e Redmi G Pro 2024.
Comentários