LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Planeta parecido com a Terra possui um lado constantemente "sombrio"

03 de abril de 2024 0

Recentemente, cientistas divulgaram a descoberta de uma super-Terra que tem seu lado “sombrio”. Não por ter algum tipo de monstro ou coisa do tipo, mas sim por esse lado ser constantemente escuro. Todos os dias de seu ano, o planeta continua com um único lado em plena escuridão por estar sempre virado para sua estrela.

A descoberta em si não é algo raro, é mais comum do que se imagina pelo universo, entretanto, é a primeira vez que um planeta rochoso como a Terra e maior que ela é encontrado nessas condições específicas.

Essa condição é conhecida por “acoplamento de maré” ou também por “travamento de maré”. Esse é um evento que surge quando um dos objetos em um par de corpos astronômicos co-orbitantes chega em um estado que não há mais nenhum sinal de mudanças líquidas em sua taxa de ração no decorrer de uma órbita completa.

Em resumo, esse planeta, chamado de Kua’kua é semelhante com o estado atual da lua que mostra para a terra apena um lado seu, enquanto o outro fica rodeado de uma eterna escuridão misteriosa.

Imagem: NASA

As pesquisas sobre o planeta LHS 3844b, o Kua’kua, indicam que o motivo dele estar nesse estado de travamento de maré é devido a sua extrema proximidade com sua estrela. Segundo a revista espacial “The Astronomical Journal”, o planeta leva cerca de 12 horas para realizar sua órbita.

O planeta está realmente parado

Com intuito de saber se o planeta realmente está em um estado de rotação zero, os cientistas levaram em consideração a temperatura do planeta. Se o planeta realmente girasse e não estivesse em um estado de acoplamento de maré, sua superfície seria completamente quente, afinal, sua estrela garantiria isso.

Imagem por: NASA/JPL-Caltech/R. Ferido (IPAC)

Contudo, o Telescópio Spitzer mostrou que a temperatura do planeta é fria o suficiente. Apesar de não ser um dado em que podemos dar a certeza de estar certo, pode se imaginar que os cientistas conseguiram captar dados do lado de Kua’kua que está eternamente nas sombras, e é por isso que ele tem uma temperatura fria.

Além disso, relembre também como cientistas descobriram a relação entre o clima dos oceanos e o do planeta Terra graças a um modelo matemático.

Veja também


0

Comentários

Planeta parecido com a Terra possui um lado constantemente "sombrio"
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos