
Tech 19 Dez
26 de dezembro de 2023 0
Pesquisadores da Universidade de Rochester, dos Estados Unidos, descobriram recentemente a ligação entre o clima dos oceanos e o clima do planeta Terra. O estudo foi liderado por Hussein Aluie, professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica, e cientista do Laboratório de Energética a Laser, ambos da universidade norte-americana.
A análise mostra que o padrão climático característico dos oceanos e do globo possuem são semelhantes, mas há diferenças notórias entre eles. No caso dos oceanos, que cobrem mais de 70% da superfície do planeta, o padrão climático pode ser consideravelmente menor e levar mais tempo para se dissipar.
Benjamin Storer, autor principal da pesquisa e associado ao docente Aluie, explica que um padrão climático em terra pode durar alguns dias e ter cerca de 500 quilômetros de largura, enquanto os padrões climáticos oceânicos, como redemoinhos, duram de três a quatro semanas, mas têm cerca de um quinto do tamanho.
"Os cientistas há muito especulam que esses movimentos onipresentes e aparentemente aleatórios no oceano se comunicam com escalas climáticas, mas sempre foi vago porque não estava claro como desembaraçar esse sistema complexo para medir suas interações", diz Aluie.
"Desenvolvemos uma estrutura que pode fazer exatamente isso. O que descobrimos não foi o que as pessoas esperavam, porque requer a mediação da atmosfera.", completa. Os pesquisadores descobriram que os eventos climáticos oceânicos são energizados e enfraquecidos quando entram em contato com padrões maiores, assim perdendo parte da energia.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas usaram um modelo matemático desenvolvido em 2019 por Aluie e que possibilitou calcular a troca de energia entre dois padrões climáticos. Essas técnicas foram então aplicadas a conjuntos de dados oceânicos a partir de um modelo climático avançado e de observações de satélite.
Os pesquisadores também descobriram que uma faixa atmosférica perto do equador chamada "zona de convergência intertropical", que produz 30% da precipitação global, causa uma intensa quantidade de transferência de energia e produz turbulência oceânica.
Está acompanhando as mudanças climáticas dos últimos anos? Conta pra gente, comente!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários