LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Como estão as redes móveis em áreas impactadas pelas chuvas no Sul? | Detetive TC

16 de maio de 2024 2

As chuvas das últimas semanas no Sul do Brasil – em especial, no Rio Grande do Sul, mas também com ocorrências em Santa Catarina – têm afetado boa parte da estrutura e do abastecimento locais.

Apesar de não chegar ao ponto de apenas conexão por satélite ser possível em todo o território gaúcho, como diziam boatos nos primeiros dias, as principais operadoras chegaram a ter problemas em algumas cidades da região.

Afinal, como estão as redes de telefonia móvel neste momento nos estados impactados pelas fortes chuvas? Quais foram as operadoras mais afetadas ao longo dos dias? Quais outros detalhes existem sobre o assunto? O Detetive TudoCelular apurou as informações nos Painéis de Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e separou os destaques a você a seguir.

Afetação geral

Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, ao menos 263 chegaram a ser afetados em um mesmo dia durante este mês de maio. O maior registro, quando atingiu esse número total, ocorreu no dia 5.

Na ocasião, os dados da Anatel mostram que 26 cidades tiveram seu funcionamento afetado totalmente, enquanto outras 237 apenas tinham impactos parciais sobre o funcionamento do serviço móvel.

Imagem: Anatel

Em Santa Catarina, que não sofreu na mesma intensidade com as chuvas como o Rio Grande do Sul, não houve um dia de afetação geral de todas as operadoras em alguma cidade especificamente.

O único dia com maiores instabilidades parciais foi justamente o primeiro das chuvas intensas, ocorrido em 2 de maio. Na ocasião, eram 43 cidades impactadas em partes, das 295 totais.

Imagem: Anatel
Impactos por operadoras

Quando fazemos o recorte por cada operadora, as três principais companhias a nível nacional apresentaram problemas em volumes distintos no Rio Grande do Sul, ao longo dos dias de enchentes.

A principal atingida foi a TIM, que registrou problema total em 123 cidades, no dia 5 de maio. Já a Vivo chegou a ser afetada por completo em 87 municípios no dia 3, data do maior registro. A Claro foi a menos impactada, com maiores problemas apenas nos dois primeiros dias de inundações (02 e 03/05), com um máximo de 59 localidades com afetação total em 2 de maio.

Imagens: Anatel

No território catarinense, em contrapartida, a Claro chegou a ficar sem sinal por completo em nove cidades, no dia 2 de maio. Desde o dia 3, não houve intercorrências – nem parciais – com a operadora no estado.

A TIM também sofreu no primeiro dia, com cinco municípios fora do ar e outros 19 com problemas parciais. Na maioria dos demais dias, não houve falhas, ou estas aconteceram de maneira parcial.

Imagens: Anatel

Já a Vivo apenas apresentou impacto completo em uma cidade, no dia 10, além de outras seis afetadas em partes. Nas demais datas, apenas há registros de problemas parciais na rede móvel em solo catarinense.

Qual é o cenário atual?

Desde o dia 14 de maio, nenhuma cidade apresenta problema total em seu serviço de telefonia móvel no Rio Grande do Sul. No entanto, na data de publicação deste texto, ainda existem 113 municípios com problemas parciais no fornecimento do sinal.

A Claro é a única operadora que não sofre com problemas totais na sua rede móvel. A TIM ainda apresenta afetação total em 21 cidades gaúchas, enquanto a Vivo apenas tem impactos completos em cinco localidades do estado neste momento. Os afetados por completo em alguma operadora no momento são:

  • Arroio do Meio – Vivo
  • Arroio do Tigre – TIM
  • Bossoroca – TIM
  • Butiá – TIM
  • Cerro Branco – TIM
  • Chuí – TIM
  • Constantina – TIM
  • Coqueiro Baixo – TIM
  • Cotiporã – TIM
  • Encantado – Vivo
  • Encruzilhada do Sul – TIM
  • Lagoa Bonita do Sul – TIM
  • Minas do Leão – TIM
  • Muçum – Vivo
  • Poço das Antas – TIM
  • Putinga – TIM
  • Roca Sales – TIM e Vivo
  • Santa Vitória do Palmar – TIM
  • Santana da Boa Vista – TIM
  • São José das Missões – TIM
  • Tabaí – TIM
  • Travesseiro – TIM e Vivo
  • Vale Real – TIM
  • Vespasiano Corrêa – TIM

Em Santa Catarina, somente três municípios ainda contam com alguns problemas parciais com as três principais operadoras. A lista é composta por Navegantes, Novo Horizonte e Timbó.

Roaming

Desde o dia 3 de maio, as operadoras têm oferecido o formato de rede aberta aos clientes do Rio Grande do Sul. Isso significa que, quando uma operadora estiver fora do ar em uma localidade, os seus assinantes poderão acessar o sinal de uma das outras duas concorrentes.

“Como forma de minimizar os impactos para a população atingida, as associadas da Conexis Brasil Digital que atuam no estado habilitaram suas redes de forma que, onde há apenas uma das redes disponíveis, automaticamente os clientes de qualquer operadora acesse a rede disponível.”


Conexis Brasil

Para acessar a rede de alguma outra operadora nas cidades afetadas, o usuário deverá ativar o Roaming em seu smartphone. O TudoCelular já publicou uma coluna TC Ensina para explicar como realizar o processo. Você pode conferir neste link.

Alerta de chuvas

Vale destacar que as operadoras também oferecem o serviço de alertas de emergência à população em situação de risco, mediante cadastro, por meio de mensagens de texto (SMS). Para realizar o cadastro, o usuário deverá enviar uma mensagem para o número 40199 com o CEP do endereço a ser monitorado.

Um novo alerta de chuvas também está previsto para ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano pelo Governo Federal, por mensagens em formato pop-up para todos os aparelhos de uma mesma região. A diferença deste é que não será necessário efetuar qualquer inscrição prévia.

Qual é a sua avaliação sobre o cenário atual da rede móvel nas áreas afetadas pelas chuvas no Sul? Interaja conosco!


2

Comentários

Como estão as redes móveis em áreas impactadas pelas chuvas no Sul? | Detetive TC
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos