
Curiosidade 16 Mai
23 de maio de 2024 3
Um dos pontos principais para prevenir maiores estragos em tragédias ambientais, como a vista no Rio Grande do Sul neste mês de maio de 2024, está em alertar a população a tempo para a tomada de providências.
Para isso, como esta coluna já mencionou na última semana, o Brasil prepara um novo serviço de alerta de emergências para funcionar em todo o país. Como será que ele vai funcionar? O Detetive TudoCelular foi atrás das informações e conta os destaques para você.
O novo alerta de emergência para chuvas e deslizamentos será lançado pelo governo federal, em uma parceria entre o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras telefônicas.
Também estarão presentes na iniciativa agências como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), além do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e a Defesa Civil a nível federal, estadual e municipal.
O sistema que será utilizado consiste no chamado cell broadcast. De acordo com o superintendente da Anatel, Gustavo Borges, em entrevista ao g1, a tecnologia funciona ao disparar uma mensagem a um celular compatível, com rede 4G ou 5G, dentro da cobertura de uma determinada região.
O aviso irá aparecer com mensagem de texto e som diretamente na tela do celular do usuário, em formato pop-up. Ou seja, ele irá se sobrepor ao que estiver sendo exibido na tela naquele momento.
Um dos diferenciais do sistema cell broadcast é que as informações serão enviadas para todos os smartphones de uma área de cobertura específica – a que será atingida pelo desastre climático – de maneira automática.
Em outras palavras, o usuário não precisará realizar qualquer cadastro prévio, como o alerta que funciona atualmente. A tecnologia em vigência pela Defesa Civil emite os alertas mediante a um cadastro por meio de mensagens SMS.
“Ocorre que, por exemplo, você tem diversas movimentações, sai de municípios, troca de estado, está em outros locais. Essa é uma fragilidade hoje do SMS, enquanto o cell broadcast [novo sistema] vai identificar todas as pessoas que estiverem naquela região de risco mesmo que você não tenha feito um cadastro e vai disparar a mensagem.”
Gustavo Borges
Superintendente da Anatel, ao g1
Para ser contemplado com a informação, o usuário precisa enviar um “torpedo” para o número 40199 e digitar no corpo do texto o CEP do endereço que você deseja monitorar e receber os avisos.
Apesar de o futuro sistema ser mais moderno, a intenção é que o SMS continue utilizado pela Defesa Civil, especialmente em avisos de menor complexidade. Já a novidade ficaá dedicada somente a cenários de alto risco.
O projeto de implementar o cell broadcast vem desde o final de 2022, quando a Anatel havia determinado a implantação como um projeto-piloto para as operadoras de telecom no Brasil.
Houve um período de testes de 14 meses, com a adesão das três principais provedoras do país – Claro, TIM e Vivo. Somente em dezembro de 2023, o sistema foi entregue pronto e finalizado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e à Defesa Civil.
Para o lançamento, ainda é necessário realizar o treinamento das Defesas Civis e concluir o plano de comunicação, ambos os casos em andamento pelo Ministério da Integração e pelo Ministério das Comunicações.
A emergência ocorrida no Rio Grande do Sul fez com que os testes finais fossem acelerados. Agora, a previsão é que a adoção do cell broadcast aconteça nas regiões Sul e Sudeste até o mês de dezembro de 2024.
Quais são as suas expectativas para o novo sistema de alerta de emergências do Brasil? Conte para a gente no espaço destinado a comentários.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários